A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) inaugurou ontem, quarta-feira, dia 09/11, a sua nova sede, na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, onde também está alocada a Central do Cadastro Único. O evento, intitulado Smads de Portas Abertas, contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, da secretária da Smads, Euclidia Fioravante, de secretários municipais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara Municipal, Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), servidores, conselheiros municipais, empresários e representantes de instituições de Piracicaba.
A secretária da Pasta, Euclidia Fioravante, disse que o novo espaço foi uma conquista para a assistência social. “Trata-se de um prédio totalmente acessível com piso tátil para pessoa com deficiência visual, na parte interna e externa da Secretaria (com sinalizadores do ponto de ônibus na avenida Armando de Salles, passando pela Praça Sírio Libanesa em frente ao prédio até chegar à Smads), elevador, rampa de acesso e banheiro para pessoas com deficiência e ostomizadas, que permitem melhor atendimento ao público e maior acolhimento aos nossos servidores. Este é um passo importante na história da assistência que demonstra a preocupação do Executivo com a infraestrutura adequada dos serviços para proporcionar acessibilidade e atendimento de qualidade à população”, destacou.
Exposição Jardim da Vida, instalada no hall do prédio da Smads
A inauguração contou com a exposição sobre o Jardim da Vida, produzida a partir de encontros de grupos com pessoas idosas, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações, realizados nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A mostra traz memórias e histórias de vida, que, como um processo de construção, resultam em grandes partes de uma colcha de retalhos. “Da mesma forma, vejo a construção da assistência social na cidade, que começou em 1958 como um plantão social e hoje é uma secretaria que possui credencial plena do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), pois conta com Conselho Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Assistência Social e Plano Municipal de Assistência Social”, ressaltou a secretária.
Descerramento da placa de inauguração
Após o descerramento da placa, o prefeito Luciano Almeida disse que está satisfeito com a mudança pois, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados implicará em economia de mais de R$ 207mil/ano aos cofres públicos, destinado ao pagamento de aluguéis.
Após inauguração, participantes da cerimônia visitam as instalações da nova sede da Smads
ESTRUTURA – A nova sede está localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro, e é dividida em três andares, sendo o atendimento do Cadastro Único, no Térreo, que também conta com um auditório com capacidade para 96 pessoas, onde acontecem as capacitações e demais eventos envolvendo toda a rede de serviços público e privado.
No primeiro andar fica a parte administrativa e os departamentos da Proteção Social Básica, Especial, Gestão de Parcerias e Informação, Monitoramento e Avaliação e o gabinete. Já no segundo andar está a administração do Cadastro Único e duas salas para reuniões e eventos formativos.
ATENDIMENTO – O Térreo conta com ampla recepção e 12 guichês para atendimento da Central do Cadastro Único. Pelo menos 300 pessoas são atendidas por dia, com a solicitação de agendamentos, novos cadastros para recebimento dos benefícios sociais do governo federal, atualização, revisão cadastral e outros serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social.