O presidente do Simespi, Erick Gomes, e o titular da Simap, Alex Gama Salvaia durante apresentação do programa

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, esteve no Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região) no último dia 1º/04, para apresentar o conceito, os objetivos e os benefícios do Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, idealizado pelo Executivo. Representantes de 15 empresas participaram do encontro, que contou ainda com o presidente do Simespi, Erick Gomes.

“Nosso intuito é difundir o programa na cidade, ampliando seu alcance, mas, acima de tudo, tornar conhecidas as premissas da agenda, sobre meio ambiente, social e governança. O ESG é uma realidade e precisa ser adequado às missões e cultura das organizações da iniciativa privada e também do poder público”, explicou Salvaia.

O Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG objetiva que as empresas interessadas obtenham a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Representantes de 15 empresas participaram do encontro

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão risco reputacional baixo, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises, uma vez que se tornam mais estáveis e consolidadas; retenção de talentos; melhor relação com clientes e com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

“Nós, enquanto empresa, temos uma preocupação com o futuro, porque o ESG traz essa questão. É uma iniciativa importante, até porque Piracicaba é uma cidade que conta com muitas empresas e está sendo pioneira”, destacou Pedro Calderan, analista ambiental da Hwashin do Brasil, empresa que já está inscrita no programa.

Objetivo do encontro foi apresentar os benefícios do programa para empresas associadas ao sindicato

Filipe Lucon, supervisor de sistemas de gestão integrada das Indústrias Marrucci, salientou ainda que o programa é inovador. “O ESG tem tudo para dar certo ao longo dos anos. É a iniciativa que estava faltando. Só do fato de oferecer um selo, como forma de divulgar que a empresa segue as diretrizes do ESG, vai produzir um bom impacto no mercado”, disse.

INSCRIÇÕES – Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ – página 39).