O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira
O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras mais representativas da Música Popular Brasileira, o projeto Bem-Vindo ao Engenho apresenta neste domingo, 7/04, a partir das 9h30, o show do grupo piracicabano Brasil Mestiço. A entrada é gratuita e a apresentação será próximo à entrada pela passarela Pênsil.

O Bem-Vindo ao Engenho é um projeto dominical realizado no Engenho Central pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra.

O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira como choro, samba instrumental e cantado, valsa, baião, maxixe, polca, entre outras.

O repertório deste show será baseado na obra de Pixinguinha e de outros cantores da música brasileira cuja trajetória musical dialoga com o gênero que ficou conhecido como samba-choro.

Além de Pixinguinha, artista que contribuiu diretamente para a consolidação do estilo, outro destaque é a compositora e regente carioca Chiquinha Gonzaga, que costumava dar nomes indígenas a suas composições. Outro nome importante é Waldir Azevedo, mestre do cavaquinho, que deu ao instrumento um papel de destaque no choro.

O Brasil Mestiço é formado por experientes músicos de Piracicaba. O grupo é Kleber Negri (cavaquinho), Leandro Cintra (violão de 7 cordas), Juca Ferreira (pandeiro e voz) e Roger Fogaça (percuteria, que é a união de percussão com bateria).

A apresentação terá participação da seresteira Clau Botti, do cantor Vladimir Quintino e do saxofonista Igor Riberti.

O DIA – O Dia Nacional do Choro é uma homenagem ao dia 23 de abril de 1987, data em que se acredita que nasceu Pixinguinha. Inspirado na cultura europeia, o estilo musical genuinamente brasileiro, também traz a potência de ritmos africanos. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nos subúrbios cariocas e na região da Pequena África, no centro da capital fluminense.

SERVIÇO – Bem-Vindo ao Engenho apresenta o grupo Brasil Mestiço. Domingo, 7/04, a partir das 9h30, no Engenho Central, próximo à entrada pela passarela Pênsil. Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.