Durante a WTM Latin America & Encontro Comercial Braztoa, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de março, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, o Conselho Regional da Serra do Itaqueri, do qual a cidade de Piracicaba faz parte, lançou um roteiro de divulgação das cidades e atrativos que estão dentro da Região Turística Serra do Itaqueri.

Piracicaba na Serra do Itaqueri

A partir das diretrizes do Ministério do Turismo, em julho de 2013 a Secretaria Estadual de Turismo iniciou o processo de atualização do mapa da regionalização do Estado de São Paulo. Nesta ocasião, a cidade de Piracicaba mudou de região turística, da “Região Turística Bem Viver” para a “Região Turística Serra do Itaqueri”, mas continuou na “Macrorregião Entradas e Bandeiras”.

A Região Turística da Serra do Itaqueri conta com 13 municípios unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha, contando com mais de 30 atrativos turísticos consolidados e uma oferta turística ampla, composta por turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

A partir de 2013, quando a cidade de Piracicaba passou a pertencer a Região Turística da Serra do Itaqueri, a Setur passou a participar ativamente do Conselho Regional da Serra do Itaqueri, que já existia desde 2009, e é formado por gestores públicos e empresários das 13 cidades participantes da Região Turística da Serra do Itaqueri. Esta governança é oficialmente reconhecida pela Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo, e vem trabalhando em projetos para o desenvolvimento do turismo regional, como levantamento dos atrativos (inventário), criação de roteiros e material promocional integrado. O Conselho Regional da Serra do Itaqueri acredita que o turismo é uma das melhores opções para o desenvolvimento econômico na região.

É possível acessar no site da Secretaria de Turismo, em roteiros regionais, o roteiro desenvolvido para divulgação da Serra do Itaqueri. Conheça mais sobre essa região turística, clicando aqui.

Clique na imagem para abrir o folheto e/ou fazer o download deste material em PDF

FOLDER_SERRA DO ITAQUERI

Piracicaba na WTM Latin America

Assim como em anos anteriores, a Setur fez parte do estande montado pelo Estado de São Paulo na WTM Latin America, que contava com a apresentação de roteiros integrados, sendo que a cidade de Piracicaba participa de alguns deles como o CT2 (Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia), o Caminho do Sol e a Serra do Itaqueri. A Setur também aproveitou a ocasião para divulgar seus atrativos locais, com destaque para os passeios e pontos turísticos.

A participação em eventos de divulgação do turismo faz parte do planejamento da Setur, com o objetivo de divulgar e fomentar a atividade do turismo na cidade de Piracicaba. A WTM Latin America & Encontro Comercial Braztoa é um evento business-to-business (B2B) de três dias que promove a América Latina para o mundo e traz o mundo para a América Latina, criando oportunidades pessoais e de negócios que oferecem aos visitantes conteúdo, network e negócios. Mais de 1.000 expositores do mundo todo escolhem a WTM Latin America como plataforma para exibir seus destinos, produtos e serviços a mais de 6.000 profissionais do trade de viagens e turismo.