A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) recebe inscrições a partir de amanhã, quarta-feira, 7/02, de escolas públicas e particulares interessadas em levar alunos ao Ciet (Centro Infantil para Educação de Trânsito), que oferece atividades de conscientização e humanização sobre as leis de trânsito, por meio de aulas teóricas e práticas. Os agendamentos são para visitas de estudantes a partir do Jardim II até o 5° ano. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (19) 3433-0328.
Após o contato telefônico, a escola tem até quatro dias para enviar o Cadastro e o Termo de Compromisso preenchidos e assinados pela diretoria da instituição ao ciet.semuttran@piracicaba.sp.gov.br. A ficha de Cadastro e o Termo de Compromisso estão disponíveis em semuttran.piracicaba.sp.gov.br/agendamento. O Ciet encaminhará à escola a confirmação do cadastro. As visitas começam em março e vão até dezembro, com exceção do mês julho, devido ao período de férias escolares.
Fundado em setembro de 1996, o Ciet, que está situado nas dependências do Parque da Rua do Porto, desenvolve conteúdo pedagógico de ensino seguindo orientações do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, com adaptações à realidade e à necessidade do município. Os encontros são direcionados às crianças de 5 a 11 anos de idade, que cursam do Jardim II ao 5º ano do ensino fundamental. O atendimento é para cerca de 45 alunos por período.
As aulas teóricas trabalham temas como sinalização, meios de transportes, segurança (uso obrigatório do cinto) e valorização e respeito à vida, utilizando fantoches, músicas e vídeos. Nas aulas práticas, os estudantes, acompanhados de motoristas/monitores, trafegam com buggys na “minicidade” de passeio (na condição de passageiros) e também como pedestres. Nesta “minicidade” há pista com todas as sinalizações, placas indicativas e informativas, semáforos e faixas de segurança. “Com o Ciet, nossa tarefa é conduzir a nova geração para uma formação consciente como cidadão, com atitudes e comportamentos de respeito consigo mesmo e com o próximo, tendo criticidade sobre o comportamento correto no trânsito”, explicou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.
Conforme o chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, a proposta com as aulas teóricas e práticas é tornar crianças e adultos menos vulneráveis aos acidentes de trânsito. “Com este trabalho educacional, estamos transformando os estudantes em agentes multiplicadores das informações. Além disso, após aprenderem, eles fiscalizam e cobram uma postura correta dos adultos nas questões do trânsito”, disse.
Desde o ano em que foi fundado (exceto os da pandemia da Covid-19), o Ciet recebeu cerca de 260 mil crianças, já que passam pelo local anualmente aproximadamente 10 mil estudantes.