Nova área de motobox está na avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho- foto- Justino Lucente

Piracicaba tem agora mais uma área de motobox, espaço de espera exclusivo para motocicletas em semáforos. É no cruzamento da avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho. Ao todo, são sete áreas de motobox na cidade, instaladas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), com o intuito de colaborar para a segurança e fluidez no trânsito. A demarcação desta nova motobox integra a programação do movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes. Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Atualmente, além do motobox na avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho, os espaços de espera exclusivos para motocicletas em semáforos estão na avenida José Micheletti com a rua XV de Novembro, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Saldanha Marinho, avenida Rui Barbosa com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças e avenida Armando de Salles Oliveira com a Independência.

A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 2020 e é uma "área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos".

"Nossas análises e estudos sobre o movimento no trânsito em Piracicaba são constantes e por isso planejamos esse novo ponto de motobox, que com certeza proporciona mais segurança no tráfego, principalmente para os motociclistas. Nosso trabalho é contínuo para que cada vez mais sejam diminuídos os acidentes e para que o trânsito flua. A preservação da vida é o norte das nossas ações", comentou a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, acrescentando que ainda neste mês mais uma nova área de motobox deve ser instalada no município.

Ao todo, são sete áreas de motobox na cidade-foto- Justino Lucente

MAIO AMARELO – Como parte da programação do Maio Amarelo 2023, a Semuttran realiza, desde o início do mês, diversas ações de conscientização e fiscalização no trânsito, com agentes em diferentes pontos da cidade distribuindo panfletos com orientações para um trânsito mais seguro, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar).

Também houve neste mês doação de sangue, por iniciativa dos próprios agentes de trânsito e guardas civis, que diariamente veem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes. Outras atividades acontecem no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), com instruções para os estudantes, e em empresas de transporte no município, em apoio ao Sest Senat. Também está previsto para este mês o recolhimento de carros abandonados.