A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) reativará as atividades do Banco do Povo Paulista (BPP), unidade Piracicaba, a partir de hoje (21), das 8h às 16h. O serviço foi paralisado devido a mudança de sistema e a necessidade de capacitar novos funcionários. Para este ano, o BPP disponibilizará para empréstimo R$ 2,5 milhões.

O BPP é um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, sendo gerenciado pela SERT (Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho) e pela Semtre. As linhas de financiamento são para empreendedores que atendam as exigências do programa, entre elas residir no município, ter endereço fixo, não ter restrições creditícias e estar com a atividade regularizada e ativa.

O Banco tem diferentes linhas de investimento para aquisição de máquinas e equipamentos, produtos para comercialização, insumos e matérias-primas. Com prazos diferenciados para cada categoria, os juros são de 0,35% ao mês. O valor financiado tem que ser aplicado integralmente no negócio, sendo exigida comprovação da aplicação por nota fiscal.

Para solicitar o crédito é preciso comparecer à Unidade de Crédito, na Semtre, para verificar o enquadramento, visto que todas as solicitações passam por avaliação. De acordo Paula Lino Mendes da Cruz, chefe de setor do Banco do Povo, a unidade oferece crédito para pessoas físicas que trabalham por conta própria ou para quem tem um pequeno negócio formalizado. A taxa de juros continua 0,35% ao mês. “Por meio dessa concessão de microcrédito, é promovida a geração emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos”, ressaltou.

O secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, disse que as ações de empreendedorismo estão sendo intensificadas por meio da integração dos programas desenvolvidos pela Semtre. “Com a liberação do crédito, os empreendedores podem investir nas suas atividades com o subsídio da menor taxa de juros praticada hoje no mercado e ampliar sua renda. É gratificante ver os resultados na prática, o que demonstra o potencial dos empreendedores”, disse Evangelista.

Alan Cortez, diretor do Banco do Povo, citou entre os avanços as novas parcerias, principalmente com a Desenvolve SP, modernizando o programa, trazendo mais segurança e eficiência na celebração de novos financiamentos. Outro ponto destacado por Cortez foi a maior recuperação de inadimplência da história do programa.

O diretor do BPP lembra que foram inauguradas 15 novas unidades de crédito, somando mais de meio bilhão emprestado, beneficiando mais de 81 mil empreendedores. “Com esse número, o Banco atinge a marca de R$ 2 bilhões emprestados”.

INCENTIVO – Cliente assíduo BPP, Amâncio Thomazini, morador do bairro Campestre, é proprietário de um depósito de água mineral, na região da Rua do Porto. Ele não poupa elogios quando se trata do serviço. Já solicitou três empréstimos, num total de R$ 15.800, utilizados para compra de vasilhames para engarrafar água e duas motos para entregar o produto. Está terminando de pagar as prestações da última aquisição.

Thomazini afirma estar feliz em saber que o BPP será reativado em Piracicaba. “Pretendo recorrer a novo empréstimo para comprar mais uma moto. Sem este auxílio não teria condições de ampliar o meu negócio”, disse.

Amâncio Thomazini é cliente assíduo do Banco do Povo Paulista, que lhe possibilitou ampliar seu negócio

SERVIÇO Posto do Banco do Povo

Endereço: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900– Centro