A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são para edição de áudio e vídeo para mídias sociais e alongamento de unhas. Os cursos acontecem no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que fica na rua Santa Cruz, 1.148, Bairro Alto. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, quinta-feira, 09/05, até o meio-dia de 14/05.

O curso de edição de áudio e vídeo para mídias sociais tem 24 horas ao todo e a idade mínima para participação é de 16 anos. As aulas acontecem no período noturno, das 18h30 às 22h30, às quartas-feiras. Há 25 vagas disponíveis para a especialização.

Semdettur tem curso gratuito para edição de áudio e vídeo pra redes sociais

Já a especialização em alongamento de unhas tem duração total de 36h e é preciso uma idade mínima de 18 anos para participar. As aulas acontecem no período da tarde, das 13h30 às 17h30, às segundas e quartas-feiras. São 25 vagas para o curso.

As especializações são gratuitas e todo o material é fornecido aos alunos, exceto o vale-transporte, que o custo fica por conta do participante. A previsão é de que as aulas se iniciem no fim do mês e no início de junho.

QUEM PODE SE CANDIDATAR – Para os dois cursos, podem se inscrever candidatos com o ensino fundamental completo (8ª série/9º ano) e que residem em Piracicaba (obrigatório). Há prioridade nas vagas para quem está desempregado e para os autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI).

Quem já foi contemplado com cursos de qualificação oferecidos pela Semdettur depois de 2021, e os que são empregados com ou sem registro em carteira, aposentados e beneficiários do INSS ficarão em um cadastro de reserva caso as vagas sejam atingidas pelo grupo prioritário.

Curso de alongamento de unhas pode ser feito gratuitamente pela Semdettur

A convocação é feita pela Semdettur atendendo as exigências da prioridade e por ordem de inscrição.

COMO SE INSCREVER – Os candidatos podem fazer a inscrição preenchendo o formulário pela internet (https://forms.gle/mRGJTKqAtHnM6ScX9).

É permitida somente uma inscrição por CPF – caso o candidato faça mais de uma inscrição, será considerada somente a última. Ao preencher o formulário, os candidatos precisam anexar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e histórico escolar. As inscrições realizadas sem toda a documentação exigida serão desclassificadas.

A Semdettur entrará em contato com os candidatos que conseguirem a vaga para realizar a matrícula, e se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso não tenha inscritos suficientes.