Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11/03, o Café da Manhã das Mulheres da Agricultura, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), no Varejão da Paulista.

O encontro foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste mês de março, e teve o objetivo de reunir e homenagear as mulheres que atuam direta ou indiretamente com a agricultura, abastecimento e segurança alimentar e nutricional.

Cerca de 50 mulheres estiveram presentes para o bate-papo, entre agricultoras, permissionárias dos varejões municipais, representantes de instituições parceiras, empreendedoras e servidoras públicas. Durante o café foi realizado um bate-papo onde algumas mulheres expuseram suas histórias e alguns acontecimentos relacionados à luta pelo empoderamento feminino.

A agricultora agroecológica e permissionária dos varejões municipais, Lourdes Lásaro, ressaltou o seu orgulho em ser produtora rural e poder contribuir com o desenvolvimento da agricultura no município. “Comecei logo criança ajudando meu pai na colheita e até hoje sigo na agricultura, com a ajuda da minha filha que está continuando este trabalho comigo. Já faz 24 anos que comecei a trabalhar com orgânicos e com isso sei que estou levando mais saúde e um produto mais limpo para as pessoas”, contou.

Nancy Thame, secretária da Sema, agradeceu a presença de todas e explanou sobre a representatividade das mulheres nos diversos espaços. “Não dá mais para a gente ouvir que nós mulheres temos uma área delimitada para agir e trabalhar. Temos que fazer as nossas próprias escolhas e lutar pela equidade, pelos direitos iguais”, disse Nancy.

Durante o encontro, representantes da Guarda Civil Municipal apresentaram o trabalho realizado pela equipe da Patrulha Maria da Penha, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.

Estiveram presentes a secretária da Semuhget (Habitação e Gestão Territorial), Andrea Ribeiro Gomes, o secretário Reinaldo Pousa, da Semutri (Transportes Internos), e representantes da Smads (Assistência e Desenvolvimento Social) e Guarda Civil Municipal. As vereadoras Silvia Morales e Rai de Almeida também compareceram ao café.

Encontro aconteceu no espaço do Varejão da Paulista
Nancy Thame, secretária da Sema, explanou sobre a representatividade das mulheres nos diversos espaços
Cerca de 50 mulheres compareceram ao encontro