A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), protocolou na última quinta-feira, 19/01, ofício com a indicação de reconstrução de cinco pontes de madeira da zona rural do município na Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil do Estado de São Paulo, localizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A secretária Nancy Thame, da Sema, entregou o ofício ao secretário estadual, Coronel Henguel Ricardo Pereira. A solicitação se dá após a visita do governador Tarcísio de Freitas a Piracicaba, quando anunciou a importância da mobilidade na área rural, com possibilidade de asfaltamento de novas vicinais e substituição das pontes de madeira por pontes de concreto.

“Nosso município conta com aproximadamente 150 pontes de madeira na zona rural, portanto ficamos muito felizes com o anúncio do governador e já nos prontificamos em levar uma lista das cinco pontes mais prioritárias para reconstrução, pois possuem tráfego intenso de veículos, apresentam maiores dificuldades nos períodos de cheia dos ribeirões e demandam manutenções constantes da Sema”, explicou Nancy.

As pontes indicadas, em ordem de prioridade, ficam no bairro Monte Branco (estrada PIR 017W x Ribeirão Pederneiras) que ficou interditada após as chuvas das últimas semanas; no bairro Pedra Branca (010/302 x Ribeirão da Figueira), que também sofreu danos, mas já foi reparada na semana passada; no bairro Anhumas (PIR 033/260 x Ribeirão da Jibóia); bairro do Cera (PIR 022 x Ribeirão Lajeadinho) e bairro Almeida (PIR 001/192 x Ribeirão Pederneiras).

O secretário estadual Coronel Henguel Ricardo Pereira agradeceu a visita da equipe da Sema e afirmou que vai colocar o pedido na lista de obras a executar, mas, por conta do grande número de solicitações de outras cidades, a meta é fazer, por enquanto, ao mínimo uma ponte por município. “Estamos atendendo algumas pontes em casos emergenciais por conta das últimas chuvas e vamos agilizar o que for possível para começar as demais obras”, afirmou o coronel, que também frisou que está em tratativas com o governador para aumentar os recursos da secretaria para atender mais pontes.

Secretario Estadual da Defesa Civil recebe ofício da equipe da Sema