Foi finalizada nesta terça-feira, 02/08, a obra de reconstrução da ponte do Toneca, localizada no bairro Campestre, na divisa com o município de Saltinho. A passagem já havia sido liberada para os motoristas na última sexta-feira, 29/07.

A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), responsável pela restauração e conservação de 148 pontes rurais de Piracicaba, trabalhou na obra desde o dia 18 de julho, quando a antiga ponte foi demolida, e está sendo entregue antes do prazo inicial de 15 dias trabalhados, concluído em apenas 12 dias.

A reconstrução constava na programação da Sema, pois a ponte encontrava-se em estado crítico após as fortes chuvas que atingiram a região no início do ano.

O município de Saltinho colaborou com a compra de ferragens, cabo de aço e presilha para a reconstrução. Parte dos materiais, além do maquinário e da mão de obra ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, que também fez o assentamento de tubulação na estrada da ponte, para o correto escoamento da água do rio.

De acordo com o servidor encarregado das obras, Ecidir Aparecido Prudente Ferreira, que já trabalha com pontes de madeira na Sema há 12 anos, a reconstrução feita com eucalipto tratado garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.

“Dispomos de uma ótima equipe de técnicos que busca atender todas as regiões de acordo com uma pré-programação e sempre recebemos o retorno positivo dos moradores atendidos”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame

Equipe de trabalho da Sema que trabalhou na reconstrução da ponte

Ponte foi finalizada em 12 dias de trabalho