Com o intuito de tornar o trânsito de Piracicaba cada vez mais seguro, tanto para pedestres quanto para motoristas, a Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), passa a utilizar agora o videomonitoramento para fiscalizar e coibir imprudências. O sistema consiste no acompanhamento, por parte dos agentes de trânsito, das imagens das câmeras da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade). Inicialmente serão utilizadas seis câmeras em três pontos da cidade. Piracicaba registrou 22 mortes em acidentes de trânsito em 2022, em vias municipais, número que subiu para 36 em 2023.
O anúncio desta nova ferramenta aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 26/01, em coletiva de imprensa com a presença do prefeito Luciano Almeida e da titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.
Entre as imprudências a serem flagradas em tempo real pelo videomonitoramento estão o de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, retorno e conversão proibidas pela sinalização e veículos estacionados em lugares proibidos. A fiscalização e autuaçao por videomonitoramento são autorizadas desde 2022 pelo Contran, por meio da Resolução 909/2022.
Os pontos onde serão monitoradas as imprudências por meio desta nova ferramenta são: avenida Dr. Paulo de Moraes x rua Benjamin Constant, avenida Armando de Salles Oliveira x rua Regente Feijó e avenida Independência x rua XV de Novembro. Assim que constatada a transgressão da lei, o agente faz o print (imagem) da tela de monitoramento e preenche o formulário para emissão de multa. No último ano foram registrados 45 acidentes na avenida Armando de Salles Oliveira; 38 na avenida Independência e 29 na avenida Dr. Paulo de Moraes.
“Essas avenidas são as três com maior número de sinistros no município. Elas foram escolhidas porque já possuem as câmeras de videomonitoramento e porque têm grande fluxo de veículos e pedestres, portanto, com possibilidade mais elevada de número de acidentes”, explicou Ricardo Piton, responsável pela CIMM.
Segundo a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a utilização desta nova ferramenta tecnológica atende a população que cobra ações para refrear as imprudências e também para conscientizar a sociedade. “Os motoristas estão desrespeitando regras básicas no trânsito e a população pede por providências. Na nossa fase de estudos para implantação do videomonitoramento, apenas no horário de pico, entre 16h30 e 18h30, contabilizamos 400 imprudências em 20 dias. Isso significa que foram, portanto, 400 situações que poderiam resultar em acidentes. As pessoas precisam entender que o respeito às leis de trânsito é essencial para a vida, então adotamos essa nova ferramenta para reforçar nossa fiscalização”, falou.
De acordo com o prefeito Luciano Almeida, novas câmeras devem chegar para ampliar o serviço, visando a criação de um sistema integrado de videomonitoramento com as forças de segurança, trânsito e socorro. “Os números de acidentes e mortes são inadmissíveis, então buscamos estratégias para ter cada vez mais um olhar atento ao trânsito. E já estamos com processos de licitações em andamento para, em breve, ter mais câmeras de fiscalização no trânsito e de segurança. Nosso intuito é integrar um sistema de monitoramento, colaborando para o controle e eficiência no atendimento às ocorrências”, falou o chefe do Executivo.
Participaram, ainda, da coletiva de imprensa os vereadores Gustavo Pompeo e Paulo Camolesi.