Com o intuito de tornar o trânsito de Piracicaba cada vez mais seguro, tanto para pedestres quanto para motoristas, a Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), passa a utilizar agora o videomonitoramento para fiscalizar e coibir imprudências. O sistema consiste no acompanhamento, por parte dos agentes de trânsito, das imagens das câmeras da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade). Inicialmente serão utilizadas seis câmeras em três pontos da cidade. Piracicaba registrou 22 mortes em acidentes de trânsito em 2022, em vias municipais, número que subiu para 36 em 2023.

sala com diversos computadores e telas de televisão, com pessoas ao fundo
Coletiva aconteceu na CIMM na manhã de hoje – Foto Justino Lucente

O anúncio desta nova ferramenta aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 26/01, em coletiva de imprensa com a presença do prefeito Luciano Almeida e da titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Entre as imprudências a serem flagradas em tempo real pelo videomonitoramento estão o de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, retorno e conversão proibidas pela sinalização e veículos estacionados em lugares proibidos. A fiscalização e autuaçao por videomonitoramento são autorizadas desde 2022 pelo Contran, por meio da Resolução 909/2022.

Os pontos onde serão monitoradas as imprudências por meio desta nova ferramenta são: avenida Dr. Paulo de Moraes x rua Benjamin Constant, avenida Armando de Salles Oliveira x rua Regente Feijó e avenida Independência x rua XV de Novembro. Assim que constatada a transgressão da lei, o agente faz o print (imagem) da tela de monitoramento e preenche o formulário para emissão de multa. No último ano foram registrados 45 acidentes na avenida Armando de Salles Oliveira; 38 na avenida Independência e 29 na avenida Dr. Paulo de Moraes.

“Essas avenidas são as três com maior número de sinistros no município. Elas foram escolhidas porque já possuem as câmeras de videomonitoramento e porque têm grande fluxo de veículos e pedestres, portanto, com possibilidade mais elevada de número de acidentes”, explicou Ricardo Piton, responsável pela CIMM.

cinco homens e uma mulher em pé
Autoridades presentes na coletiva de imprensa para lançamento do videomonitoramento – Foto Justino Lucente

Segundo a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a utilização desta nova ferramenta tecnológica atende a população que cobra ações para refrear as imprudências e também para conscientizar a sociedade. “Os motoristas estão desrespeitando regras básicas no trânsito e a população pede por providências. Na nossa fase de estudos para implantação do videomonitoramento, apenas no horário de pico, entre 16h30 e 18h30, contabilizamos 400 imprudências em 20 dias. Isso significa que foram, portanto, 400 situações que poderiam resultar em acidentes. As pessoas precisam entender que o respeito às leis de trânsito é essencial para a vida, então adotamos essa nova ferramenta para reforçar nossa fiscalização”, falou.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, novas câmeras devem chegar para ampliar o serviço, visando a criação de um sistema integrado de videomonitoramento com as forças de segurança, trânsito e socorro. “Os números de acidentes e mortes são inadmissíveis, então buscamos estratégias para ter cada vez mais um olhar atento ao trânsito. E já estamos com processos de licitações em andamento para, em breve, ter mais câmeras de fiscalização no trânsito e de segurança. Nosso intuito é integrar um sistema de monitoramento, colaborando para o controle e eficiência no atendimento às ocorrências”, falou o chefe do Executivo.

Participaram, ainda, da coletiva de imprensa os vereadores Gustavo Pompeo e Paulo Camolesi.