Estão abertas as inscrições para o Curso “Introdução a Astronomia”, a ser promovido gratuitamente pelo Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), da Secretaria Municipal de Educação. O Curso será realizado nas dependências do OAP, a partir do dia 29 de setembro (sábado), das 17h às 18h30.

Serão 45 vagas, sempre aos sábados e durante cinco aulas, para interessados acima de 15 anos. Haverá certificado de participação e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone 3413-0990, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Este será o início das comemorações alusivas ao 20º aniversário do Observatório a ser comemorado em outubro, quando renomados astrônomos virão a Piracicaba para proferir palestras sobre temas atuais da área”, explica a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima.

O curso será ministrado pelo astrônomo Nelson Travnik. Para ele, o diferencial é que, por serem ministradas no Observatório, as aulas terão o emprego de modelos práticos, observações ao vivo com explicações sobre o Sol, Lua, estrelas, aglomerados estelares e os planetas em evidência. Segundo Travnik, o céu nos envolve por todos os lados e, ainda assim, poucas pessoas conhecem o planeta onde vivem, as influências do Sol e da Lua e não sabem reconhecer um planeta, uma estrela ou constelação. “Por que isso acontece em plena Era Espacial?”.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone (19) 3417-1115.