Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo e Sebrae oferecem consultoria gratuita para artesãos empreendedores

Por sfranzol / Publicado em 19/08/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

Trilha do Conhecimento do Artesanato recebe inscrições até dia 24/08

Artesãos empreendedores de Piracicaba têm a possibilidade de contar com consultoria gratuita do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para gestão e expansão do próprio negócio. A iniciativa integra a Trilha do Conhecimento do Artesanato, que constitui-se em um ciclo de 16 horas de palestras, oficinas e atendimentos personalizados, em diferentes dias, realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Inscrições podem ser feitas até dia 24/08, via contato pelo WhatsApp da Pasta, pelo número (19) 9.9697-5905. O primeiro encontro será dia 27/08, quinta-feira, com a palestra O que é Moda Autoral e as Oportunidades para o Artesanato.

Esta imagem captura uma bancada de feira ao ar livre repleta de artigos têxteis artesanais coloridos, exibindo um letreiro inspirador e uma variedade de acessórios organizados para venda ao público. A composição é baseada em uma profundidade de campo rasa, focando no primeiro plano e desfocando progressivamente o fundo, o que cria um destaque atraente nos produtos. Os itens estão dispostos de maneira organizada em uma mesa coberta, sugerindo uma configuração de mercado ou evento cultural. O letreiro posicionado à esquerda estabelece o contexto temático, enquanto a disposição dos tecidos em camadas e grupos convida o olhar do espectador a percorrer toda a variedade de texturas e padrões presentes na bancada. Os principais objetos são bolsas ou estojos de tecido dobrados, caracterizados por suas cores vivas como laranja, amarelo e azul, frequentemente combinados com padrões estampados que remetem a motivos tradicionais ou artesanais. Alguns itens possuem etiquetas de papel presas por cordões, indicando preços ou marcas, o que reforça a natureza comercial do objeto. O material parece ser um tecido resistente, talvez algodão ou lona, com acabamentos bem definidos que sugerem uma confecção manual cuidadosa e atenciosa aos detalhes. A fotografia utiliza uma técnica de foco seletivo que separa o objeto central do ambiente circundante, uma escolha clássica na fotografia de produtos para conferir um aspecto profissional e artístico. O estilo é documental e naturalista, priorizando a luz ambiente sobre o uso de iluminação artificial pesada. A execução técnica destaca a nitidez das texturas nos tecidos em primeiro plano, permitindo observar a trama do material e as dobras, enquanto a saturação das cores é realçada pela luz suave do dia. O cenário parece ser uma feira de artesanato ou um evento social diurno, onde a luz natural difusa cria uma atmosfera acolhedora e vibrante. A iluminação é suave, possivelmente vinda de uma luz solar filtrada ou de um céu nublado, o que evita sombras duras sobre os produtos e permite que as cores dos tecidos se tornem o elemento dominante da cena. O fundo levemente desfocado sugere a presença de pessoas ou outros elementos de uma praça, contribuindo para uma sensação de movimento e vida coletiva, resultando em um clima alegre, criativo e artesanal.
Atualmente, artesãos da cidade comercializam peças na Casa do Artesão e na feira da Rua do Porto

O intuito da Trilha do Conhecimento do Artesanato é formalizar, desenvolver a gestão empresarial e o senso de cooperação e a expansão comercial do artesão. Como parte da programação está agendada, para o dia 17 de setembro, outra palestra, abordando associativismo e formalização. E as oficinas serão voltadas para a valorização do trabalho artesanal, aumento das vendas e organização do dinheiro do próprio negócio. Quanto às consultorias, elas serão individuais com cada participante, para adequar o conhecimento adquirido de forma personalizada para o negócio.

“A Trilha do Conhecimento do Artesanato é uma oportunidade incrível para que os artesãos aprimorem o conhecimento em gestão, troquem experiências com outros profissionais e desenvolvam o próprio negócio de forma estratégica e planejada. E isso acontece com o apoio dos consultores do Sebrae, que têm expertise em empreendedorismo”, disse Clarissa Quiararia, Secretaria Municipal de Turismo.

Todos os artesãos participantes da Trilha do Conhecimento ganharão acesso à Feira do Empreendedor, que acontecerá em outubro na capital paulista, além de participação em workshop com temas direcionados e, ao final, concorrerão a vaga para o Empretec 2027, seminário intensivo destinado a aumentar o potencial das pessoas para gerir melhor o próprio empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido, tratando de características de comportamento empreendedor e plano empresarial.

ARTESANATO LOCAL – Atualmente, Piracicaba tem dois espaços específicos de comercialização de artesanato local, administrados pela Secretaria Municipal de Turismo. O primeiro é a Casa do Artesão, situada ao lado do Teatro Municipal Erotídes de Campos, dentro do Engenho Central, e o segundo é a feira de artesanato da Rua do Porto, nas proximidades do Casarão do Turismo. Ambos os espaços têm peças artesanais de diversos segmentos artísticos, como bordado, tricô, patchwork, roupas, acessórios, artigos decorativos, entre outros, e funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 10h as 17h.

MAIS – Conforme Clarissa Quiararia, outras temáticas de cursos serão oferecidas ainda neste ano para as áreas de eventos, guiamento turístico e agências de turismo receptivo.

SERVIÇO – Trilha de Conhecimento do Artesanato. Inscrições gratuitas. Até dia 24/08, via contato pelo WhatsApp da Secretaria Municipal de Turismo: pelo número (19) 9.9697-5905.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.