Portal do Município de Piracicaba
 

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente lança novo ciclo do projeto Horta nas Escolas

Ciclo 2025-2026 será implantado em 15 unidades da rede municipal de ensino

Por CCS / Publicado em 30/05/2025  / Atualizado em 02/06/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
O secretário Maurício Perissinotto e a secretária executiva Solange Pelicer falam diante de uma tela que exibe o projeto “Horta nas Escolas – Piracicaba”. Ao fundo, banners institucionais completam o cenário da apresentação. Ambos demonstram envolvimento e seriedade no discurso.
Maurício Perissinotto e Solange Pelicer durante apresentação do projeto Horta nas Escolas

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou ontem, 29/05, o ciclo 2025-2026 do projeto Horta nas Escolas, que será implantado em 15 unidades da rede municipal de ensino. O projeto visa a complementação do processo de aprendizagem das crianças, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável.

A apresentação do novo ciclo foi conduzida pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, e pela secretária-executiva da Educação, Solange Pelicer. O evento também contou com uma apresentação conduzida pelo engenheiro agrônomo da Pasta da Agricultura, Daniel Longatto, sobre o Programa Municipal de Agricultura Urbana, bem como as estratégias de desenvolvimento do projeto nas escolas. Em seguida a formadora em educação ambiental Keyla Benoti, da pasta da Educação, realizou uma formação sobre hortas escolares como instrumentos pedagógicos. Para finalizar, as diretoras das unidades escolares que integrarão o projeto explanaram sobre a realidade de cada escola, trazendo expectativas, delineando assim perspectivas com o grupo.

As 15 escolas, selecionadas pela equipe da Secretaria de Educação de acordo com aspectos pedagógicos, e que participarão dessa primeira etapa do projeto são: E.M. Aracy de Moraes Terra, E.M. Francisco de Almeida Kronka, E.M. Olívia Caprânico, E.M. João Batista Nogueira, E.M. Beatriz Aparecida Defante, E.M. Walter Radamés Accorsi, E.M. Deolinda Elias Cenedese, E.M. José Antônio de Oliveira, E.M. Elizabeth Consolmagno Cruz, E.M. Nathálio Zanotta Sabino, E.M. Thales Castanho de Andrade, E.M. Bruna Ferreira da Silva, E.M. Erica Fernanda Gobbo Carlos, E.M. Irene Peron de Oliveira Dorta e E.M. Maximiano Fermino Gil.

Em uma sala de aula, um homem apresenta um conteúdo projetado na tela para um grupo atento de cerca de 20 pessoas, dispostas em semicírculo. A apresentação parece tratar de um projeto educacional, e há cartazes institucionais nas paredes. O ambiente é iluminado, com piso de cerâmica e ar-condicionado.
O ciclo 2025-2026 do projeto Horta nas Escolas, que será implantado em 15 unidades da rede municipal de ensino

“Esse é um trabalho que une educação, meio ambiente e saúde de forma prática e transformadora. Com ele, conseguimos levar às crianças noções importantes sobre cultivo, alimentação saudável e respeito ao meio ambiente — tudo isso dentro do espaço escolar. Esperamos que o projeto renda bons frutos nas escolas”, destacou Perissinotto.

Durante o andamento do projeto, os engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente farão um acompanhamento durante um ano nas escolas para dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.

Além disso, estão previstos encontros para desenvolvimento de temas relacionados ao cultivo, como plantas medicinais, condução de hortas e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

“O projeto é muito relevante para as crianças porque atua dentro das metodologias ativas e compreende questões emocionais, sociais, de alimentação e até mesmo sensoriais. A criança vai semear, ver germinar, colher e comer. Para a Educação, é um projeto completo porque permite uma ampliação de ações, em vários aspectos”, completou Solange.

O projeto Horta nas Escolas atende a Lei Municipal 9.682/2021, de fomento às atividades de produção agropecuária, de agricultura familiar, orgânica e agroecológica e de segurança alimentar no município, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.