Duas importantes ações na área de Saúde marcaram a manhã desta segunda-feira, 22/04. A Prefeitura de Piracicaba inaugurou o novo prédio da unidade de Saúde do Parque Piracicaba – Ivete Cipulla de Souza Madeira e, também, deu início às cirurgias de correção de visão por meio do projeto Pira+Visão Mutirão de Catarata em consultórios instalados na mesma unidade. Estas duas atividades atendem solicitação da população da região por uma nova e ampla unidade, bem como de muitos piracicabanos que aguardavam pelo procedimento oftalmológico. A solenidade contou com a participação da população do bairro e contou com a presença de autoridades locais, secretários municipais e vereadores.
O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, lembrou da cobrança da população pela nova unidade e dos entraves enfrentados pela atual administração para que a entrega pudesse ser entregue. “Pegamos a construção desta unidade já em atraso, com uma empresa com muitos problemas e a execução da obra com muitas falhas. Foi um processo moroso, mas nossas equipes se empenharam muito para finalizar adequadamente esta obra e ela está aqui, de portas abertas para a população”, destacou.
Luciano Almeida também reforçou outras ações de melhorias que estão chegando ao bairro. “Hoje temos aqui o Mutirão de Catarata, que começou na semana passada com consultas pré-operatórias, e hoje já estamos aqui dando a oportunidade dos piracicabanos terem acesso à cirurgia e voltarem a enxergar bem de novo. É importante lembrar que um pedido muito antigo aqui dos moradores dessa região, pedestres e motoristas, está na melhoria viária da rodovia Geraldo de Barros, especificamente na rotatória que passa atrás desta unidade de saúde. Após muita cobrança, o governo do estado já autorizou a construção de um viaduto para organização do trânsito e trazer essa segurança”, completou o prefeito.
Cláudia Aparecida Santana do Livramento, enfermeira responsável pela unidade do Parque Piracicaba e que também atua na região há mais de 10 anos, elogiou a nova casa. “Estávamos ansiosos para poder vir a casa nova e hoje é o dia que tanto esperávamos. É uma unidade muito ampla, novinha, com tudo que nós precisamos. Agradeço ao prefeito pelo empenho e também aos nossos servidores da saúde e lideranças comunitárias por também colaborarem para que este momento acontecesse”, afirmou.
Augusto Muzilli Júnior, secretário de Saúde, enfatizou que a unidade é da população. “Esta obra, esta unidade é de vocês, moradores aqui do bairro Parque Piracicaba. Hoje ela segue o padrão de saúde que todos queremos para Piracicaba e queremos que todos nos ajudem a cuidar e manter este prédio como referência no atendimento na cidade”, completou.
Representando a Câmara Municipal e os vereadores que participaram da solenidade, o vereador Gustavo Pompeu fez questão de deixar claro que a população está tendo a merecida atenção do poder público. “O nosso bairro não está abandonado, temos muitas obras acontecendo aqui, com reformas de escolas, recapeamento e tapa buraco, entrega de uniformes para os estudantes, agora esta unidade de saúde nova. Temos e vamos continuar fazendo melhorias aqui para todos. Fomos cobrados e estamos mostrando as realizações, principalmente o Mutirão de Catarata que está acontecendo aqui nesta unidade”, disse.
UNIDADE DE SAÚDE – Este novo equipamento de saúde tem instalações modernas e o dobro do tamanho da antiga UBS (Unidade Básica de Saúde), com 883,34 m² de área construída em terreno de 2.276 m² (metros quadrados). O espaço contempla ampla sala de espera, sanitários masculinos e femininos para pessoas com deficiência, fraldário, quatro consultórios de clínica médica, dois consultórios para ginecologia, um consultório de pediatria, uma sala de curativo, uma ampla sala de reunião, sala de procedimentos e coletas, sala de vacina, sala de descanso para funcionários, entre outros espaços.
A unidade atende a uma população estimada de 20 mil pessoas nos bairros: Parque Piracicaba, Altos do São Francisco, Jardim Pacaembu, Jardim Maria, Parque São Matheus, Parque das Águas, Parque São Matheus 2, Vale do Sol, residencial Alto da Boa Vista, residencial Raízes e residencial Conviva, localizados na região Norte da cidade. A unidade está localizada à rua Palmital, s/n°.
PIRA+VISÃO – O projeto de Mutirão de Catarata deve atender, até julho, cerca de 1.500 pessoas por meio do programa Zera Fila na Saúde – em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – que consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.
Uma das primeiras pacientes a serem atendidas na manhã de hoje foi Aparecida Moreira Volpato, de 68 anos. “Meu caso era muito urgente e eu estava quase sem enxergar quando recebi o telefonema da Prefeitura avisando que minha cirurgia ia acontecer”, disse.
A aposentada disse que também ficou surpresa com a qualidade do atendimento. “Nunca imaginava uma estrutura dessa no SUS, bonita e moderna. Lá na Estação fui muito bem acolhida também, pelos atendentes, médicos e enfermeiros e aqui não está sendo diferente. Vou operar meu olho esquerdo e, depois vou fazer o direito. Espero em breve estar tudo bonito como antigamente”, enfatizou Aparecida.