Com a implantação do SISS Saúde, paciente não precisará mais ir ao Poupatempo Municipal para agendar mamografia

A partir do próximo mês, será possível fazer o agendamento de exames de mamografia de forma online na rede pública municipal de Piracicaba. Segundo a Coordenação de Atenção Secundária (Especialidades), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, logo após a consulta, a paciente já terá seu pedido inserido de forma online pelo SISS Saúde, novo software de gestão da Pasta e que está em fase de implantação no município para trazer mais comodidade e agilidade no atendimento a população. Hoje, é necessário ir ao Poupatempo Municipal (Centrus) para realizar o agendamento presencial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo fluxo para o exame de mamografia será da seguinte forma: a mulher comparece à unidade de saúde – seja na Atenção Básica (UBS e USF) ou secundária (especialidades) –, passa por consulta de enfermagem ou médica e recebe o pedido de mamografia (de rastreio ou diagnóstica); o profissional do serviço insere o pedido no SISS e a solicitação será encaminhada de forma online à equipe da Saúde da Mulher, que vai realizar o agendamento no governo do Estado via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).
A partir disso, a paciente deve aguardar o contato da equipe da Saúde da Mulher, via telefone, ofertando a vaga disponível. Com isso, a mulher vai à sua unidade de saúde de referência para imprimir a sua confirmação do exame. Após, a mulher se dirige ao local de realização da mamografia na data e horário agendados, com documento de identificação pessoal com foto, cartão Pira Cidadão, a requisição preenchida e o agendamento impresso.

Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora de Atenção Secundária, reforça que, com este novo formato, será possível agendar antes os casos prioritários “ou seja, quem mais precisa respeitando o princípio da equidade”. Além disso, ela lembra ser importante, também, que as pacientes mantenham suas informações sempre atualizadas. “Manter dados como telefones e endereços atualizados é primordial para o rápido atendimento. Se conseguimos falar com a pessoa e ela confirma sua agenda, o fluxo segue de forma rápida. Caso a paciente não atenda as ligações, após três tentativas sem sucesso no contato, ela será considerada ‘não encontrada’ e será retirada da fila de espera”, alertou.

PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e também na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.