Mutirão da dengue acontece neste sábado, 22/04

A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã de hoje, sexta-feira, 19/04, a quinta morte por dengue em Piracicaba em 2024. O resultado veio após conclusão de investigação epidemiológica realizada pela VE Municipal. O registro é de uma paciente do sexo feminino, com comorbidades, na faixa etária entre 80 e 89 anos, residente na região Central. O óbito ocorreu na semana entre os dias 17 a 23/03. O caso é autóctone (de origem local), sem classificação para sorotipo da dengue.

O primeiro óbito confirmado foi em uma paciente do sexo feminino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região central. O segundo foi em paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 60 e 69 anos, residente na região Leste. O terceiro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 80 e 89 anos, residente na região Central. A quarta morte é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região Sul.

De acordo com a VE, de 01/01 a 19/04 de 2024 foram registradas 22.186 notificações para a dengue com 8.474 casos positivos. Quatro óbitos suspeitos ainda estão em investigação.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira. Os arrastões e mutirões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização seguem atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

AÇÕES – Para amanhã, sábado, 20/04, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai para o lado Leste da cidade na região do Morumbi, tendo como ponto de encontro o Cemitério da Saudade. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue retorna a região Norte e vai passar pelos bairros Vila Sônia, Javary I, II e II, Boa Esperança I e II, Campos Elíseos, Jardim Maria Claúdia, Jardim dos Antúrios, e Jardim Irapuã, com ponto de encontro o Varejão da Vila Sônia, a Rua Peixoto Gomide.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico.

Até 30/05, todas as unidades de saúde estão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para minimizar os impactos no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a UBS Piracicamirim (antigo Crab) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.