Portal do Município de Piracicaba

Salão Internacional de Humor de Piracicaba anuncia cartaz, tema e regulamento da 52ª edição

Cartaz foi criado pela artista italiana Marilena Nardi; edição terá como tema Justiça Climática e será aberta em 30/08, com ações permanentes e formativas durante o ano

Por CCS / Publicado em 09/05/2025  / Atualizado em 12/05/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
Um grupo de cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, posa em frente a um prédio de tijolos aparentes segurando dois cartazes. O da esquerda divulga o 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com ilustração de um palhaço serrando uma serra gigante com flores coloridas. O da direita, o cartaz do Salãozinho de Humor, apresenta uma figura infantil estilizada com traços coloridos. Todos sorriem e estão posicionados em um corredor externo entre os prédios do Engenho Central.
Bárbara Ferraz, Júnior Kadehi, secretário de Cultura, Carlos Beltrame, Paula Okuda e João Paulo De Marchi apresentam o cartaz da edição 2025

Piracicaba dá início à 52ª edição do Salão Internacional de Humor, um dos mais respeitados eventos de artes gráficas do mundo. Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), o Salão deste ano tem como tema Justiça Climática. As inscrições para artistas do Salão estão abertas até 22/06, pelo site oficial: salaointernacionaldehumor.com.br. Já para o Salãozinho podem ser realizados até 18/07.

A mostra será aberta ao público no dia 30/08, às 19h, no Engenho Central, com entrada gratuita. Reconhecido internacionalmente, o Salão promove o diálogo entre arte e sociedade, reunindo artistas de diversos países e abordando temas contemporâneos com irreverência, crítica e criatividade.

O secretário de Cultura, Carlos Beltrame, destaca o papel estratégico do Salão como vitrine da produção artística e do pensamento crítico. “O Salão Internacional de Humor é um patrimônio cultural de Piracicaba e é um símbolo do nosso compromisso com a criatividade. Isso reforça o papel do humor gráfico como linguagem de transformação. É com orgulho que iniciamos mais uma edição, mantendo vivo um evento que há mais de cinco décadas conecta Piracicaba ao mundo pela arte.”

Ilustração colorida de um palhaço com nariz vermelho e camiseta listrada segurando uma serra elétrica gigante que tem lâminas coloridas em forma de pétalas. O cartaz informa: “52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2025”, com inscrições até 21 de junho e exposição de 30 de agosto a 02 de novembro. Logos da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria de Cultura e do Salão estão na parte inferior.
Cartaz do 52 Salão Internacional de Humor, por Marilena Nardi, Italia.

O cartaz da 52ª edição é assinado pela italiana Marilena Nardi, cartunista premiada internacionalmente e professora da Academia de Belas Artes de Veneza. Reconhecida por sua atuação editorial e por prêmios como o Grande Prêmio do World Press Cartoon (Portugal, 2018), Nardi já foi jurada do Salão em 2012. “O palhaço do meu cartaz carrega uma motosserra, mas ela é feita de lápis de cor. Quis fazer uma alusão à violência real que enfrentamos, inclusive na política, e aos impactos do desmatamento na Amazônia. Nós, cartunistas, não destruímos — deixamos marcas. Fazemos rir para fazer pensar”, resslatou.

 Mulher de cabelos cacheados e escuros, vestida de preto, segura um troféu dourado em forma de globo, enquanto discursa em um púlpito com microfone. Ela está em um palco iluminado por fundo amarelo com nomes de diversos jornais e revistas impressos. Ao lado direito, uma mulher com vestido preto observa a cena.
Artista e professora premiada no mundo a italiana, Marilena Nardi assina o cartaz dessa edição
Desenho colorido de uma personagem infantil com nariz grande, vestido de homem das cavernas, com os cabelos presos por um osso. Ao fundo, há pinturas rupestres e árvores. No topo do cartaz lê-se: “23º Salãozinho de Humor de Piracicaba – Inscrições até 18 de julho de 2025”. Logos do Instituto Arcor, Prefeitura de Piracicaba e secretarias de Cultura e Educação estão na parte inferior.
Cartaz da edição deste ano do Salãozinho de Humor, por Pedro Ribas

Já o 23º Salãozinho de Humor, voltado ao público infantojuvenil, apresenta um cartaz criado por Pedro Ribas, jovem artista de Vinhedo, premiado em edições anteriores e aluno do ilustrador Paffaro. “Foi uma experiência nova. Nunca tinha feito um cartaz para um evento e estou muito feliz. Tentei criar algo diferente do que já vi no Salão. É algo novo. Eu adorei”, contou Pedro.

Menino negro de óculos, com camiseta cinza estampada, sorri enquanto desenha com lápis de cor sobre uma folha com esboço de ilustração. À frente, há um estojo com muitos lápis coloridos organizados. Ele está sentado em uma mesa branca, em um ambiente interno iluminado.
Pedro Ribas, autor do cartaz desta edição do Salãozinho

A edição deste ano será presidida por Luccas Longo, biólogo, cartunista, educador ambiental e piracicabano. Longo já foi premiado no 25º Salão de Humor, na categoria Charge, e atua na gestão de unidades de conservação, educação ambiental e divulgação científica. “É uma honra estar à frente de um evento com tanto alcance e história, sobretudo numa edição que trata de um tema tão urgente quanto a justiça climática”, afirma.

O coordenador do Salão, Junior Kadeshi, ressalta que a edição reafirma a vocação do evento como espaço de memória, criação e reflexão. “O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é uma das maiores e mais longevas plataformas do humor gráfico no mundo. Em mais de 50 anos de história, já atravessamos momentos políticos delicados, debates urgentes e grandes transformações estéticas. É um espaço que preserva a memória, incentiva novos talentos e promove o pensamento crítico por meio da arte. Trabalhar o tema da Justiça Climática é também reafirmar nosso compromisso com o presente e com o futuro, conectando a arte ao debate público com profundidade e responsabilidade.”

Além da mostra principal, a programação já conta com ações permanentes. O Salão agora mantém um espaço expositivo fixo no Armazém 8A do Engenho Central, aberto à visitação gratuita durante o ano. Também tem início o projeto Humor na Sala de Aula, que oferece formação a professores da rede pública e particular para uso do humor gráfico como ferramenta pedagógica.

SERVIÇO – 52º Salão Internacional de Humor e 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba. 
Tema: Justiça Climática | Inscrições para artistas: até 22/06, pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Abertura oficial: 30/08, às 19h. Parque do Engenho Central – Armazém 14 (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende).  Visitação: de 31/08 a 02/11, de terça a domingo, das 9h às 17h. Informações: (19) 3403-2620. Entrada gratuita.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.