A Princesa Dara e o Sapo Que Fala é ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres
A Princesa Dara e o Sapo Que Fala é ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres

A Princesa Dara e o Sapo Que fala, da Cia Kokelinha, espetáculo teatral musical voltado ao público infantil, será apresentado gratuitamente no sábado, 7/10, às 18h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A peça, com direção de Ítalo Jonas, fala sobre uma princesa e um sapo falante, ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.

Com foco no protagonismo feminino, negro e africano, o teatro procura incentivar o público infantil a buscar mais representatividades de realeza, além de abordar temas que envolvem ecologia, história, cultura popular, autoconhecimento e o poder de se reinventar. Ao longo do espetáculo, são executadas músicas autorais, além de uma cantiga de roda brasileira, também adaptada para a peça.

Na trama, a bondosa Nandi Ka, líder e rainha do reino africano de Kadondo, prepara a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da mãe, Dara não se interessa pelo reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo. A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existem segredos envolvendo a história de um reino vizinho e um poderoso feiticeiro.

O espetáculo, produzido pela Cia Kokelinha, de Campinas, estreou em 2019 e durante a pandemia realizou uma temporada online. Em 2021, os bastidores do espetáculo deram origem a um documentário, que está disponível no canal da Cia Kokelinha no Youtube. Em 2023, contemplado pelo ProAC, o espetáculo iniciou uma turnê por cidades do interior do estado de São Paulo.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Além do espetáculo, será ministrada gratuitamente amanhã, quinta-feira, 5/10, a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a oficina Contação de Histórias Africanas Infantis, direcionada a professores, arte-educadores, artistas, profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com o público infantil e para todos aqueles que desejam aprender mais sobre contos africanos. Quem ministra a oficina é Ítalo Jonas, diretor do espetáculo A Princesa Dara e o Sapo Que fala.

Na oficina, os participantes terão acesso a ferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em histórias, jogos e brincadeiras. Tudo isso, com o intuito de ajudar as crianças a identificarem os sons, cores, gestos e músicas que surgiram no continente africano. A oficina também explora conhecimentos sobre o ato de contar histórias e como ele contribui para a criação do hábito da leitura.

SERVIÇO – A Princesa Dara e o Sapo Que Fala. Sábado. 7/10, às 18h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Avenida Independência, 277, Bairro Alto. Entrada gratuita. Informações: 3434-2168.