Participantes ouvem atentos palestras de Lucas
Participantes ouvem atentos palestras de Lucas Souza de Carvalho e Sérgio Vaz

Mais de 170 pessoas, entre profissionais que desenvolvem ações de medidas socioeducativas no município de Piracicaba, Limeira e Araras, participaram na tarde de ontem, dia 12/08, do II Seminário de Medida Socioeducativa. O evento abordou a rede de proteção a adolescentes e jovens e contou com intervenções culturais e palestras.

Na abertura, o Seame fez apresentação audiovisual de atividades do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (L.A.) e de Prestação de Serviços à Comunidade (P.S.C.) no município.

O presidente da Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), João Luís Tozzi, fez um resgate da missão da instituição com apresentação de vídeo e lançou a nova marca da organização.

O tema Cidades em conflito com as leis e as juventudes norteou a palestra de Lucas Souza de Carvalho, educador social, com formação em psicologia e especialização em Acompanhamento Terapêutico, com reflexões e apresentação de métodos de trabalho utilizados em experiências com serviços de L.A. e P.S.C.

Sérgio Vaz, co-fundador do Sarau Cooperifa, contou sobre o processo de idealização do sarau na periferia em São Paulo e quais estratégias adota para chamar a atenção dos jovens à participação no projeto. Apresentou informações sobre o trabalho com jovens e adolescentes na Fundação Casa e recitou poesias sobre a importância da arte como transformação social.

Em meio às atividades, as intervenções culturais foram realizadas por adolescentes que já encerraram a medida socioeducativa. Entre as apresentações, houve música de composição própria e ginástica rítmica, com a música Enquanto houver sol, da banda Titãs.

O seminário foi realizado pelo Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (Seame), parceiro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) na execução do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).