O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) promoveu na terça-feira, 06/08, a oficina ReCriando Sabores na Associação Atlética Educando pelo Esporte (AAEPE), instituição piracicabana voltada a serviços socioassistenciais, atividades socioeducativas, esportivas, culturais e de lazer.
O projeto ReCriando Sabores, criado pelo Fussp, tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados.
Nesta edição, crianças de 6 a 11 anos participaram da oficina na sede do Educando Pelo Esporte, localizada no bairro Paulicéia. Para Bruna Gomes, supervisora do AAEPE, o tema da atividade é relevante para o público assistido pela instituição. “Costumamos falar que as crianças de hoje são os adultos de amanhã, e é nessa fase que elas buscam colocar todo esse conhecimento em prática. Falar sobre substituição de alimentos e época de colheita de cada fruta e legume, por exemplo, é essencial para que elas participem da rotina de alimentação em casa”, destacou. A instituição oferece atividades como futebol, teatro, informática e música para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em contraturno escolar.
A ação se iniciou com uma palestra promovida por estudantes do curso de Nutrição e Dietética da ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa. Luiza Pinheiro de Camargo, aluna do 3º ano do curso, conduziu a conversa com as crianças, que interagiram com o tema e fizeram perguntas sobre alimentação aos estudantes da ETEC e às voluntárias do projeto, que selecionam e preparam as receitas. “As crianças são muito curiosas, e levam informação adiante, para seus pais e cuidadores. Alguns falaram sobre a importância de comer alimentos com ferro, por exemplo, e sobre tratamento de doenças. Então, é muito importante ‘plantar a sementinha’ da alimentação saudável e estimular o compartilhamento desse conhecimento”, ressaltou.
Os atendidos pela instituição também levaram para a casa um gibi da Turma da Mônica, material educativo que orienta sobre a importância de higienizar e conservar os alimentos para consumo.
Na sequência, seis voluntárias do Recriando Sabores prepararam e serviram caldo de abóbora cabotiá com carne de soja e, para a sobremesa, pavê de chocolate. Helena Vicente, de 11 anos, disse que aprendeu muito na oficina. “Eu nunca tinha comido um caldo parecido como esse, e gostei bastante. Está aprovado”, comentou.
Victor Gabriel, também de 11 anos, aproveitou os pratos servidos pelas voluntárias. “Gosto de comer legumes, e é a primeira vez que experimento um caldo com carne de soja. Valeu a pena dar uma chance”, disse.