A rua Governador Pedro de Toledo, principal ponto comercial do centro da cidade, será recapeada em toda sua extensão

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), homologou dois lotes (B e D) do edital 58/2023, que integram a quarta etapa do recapeamento asfáltico do município e que atenderá 47 pontos no total, entre ruas e avenidas. Os serviços integram o pacote de 258 km de recape anunciado pelo prefeito Luciano Almeida.

O lote B foi arrematado pelo valor de R$ 14,3 milhões e a empresa vencedora é a Pontuali Construtora e Engenharia Ltda. Já o lote D tem investimento de R$ 19.770.346,00, e a empresa ganhadora do certame é a Pavinc Construtora e Pavimentadora Ltda.

A escolha dos locais que receberão o recape asfáltico objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos.

Rua Ingá será contemplada na quarta etapa dos serviços de recape asfáltico na cidade

Entre os pontos que serão atendidos nestes dois lotes estão: rua Guerino Lubiani (toda extensão), rua Dona Idalina (toda extensão), rua Ingá (da avenida Raposo Tavares até a avenida Thales Castanho de Andrade), rua João Bottene (toda extensão), rua Governador Pedro de Toledo (toda extensão), rua Riachuelo (toda extensão), rua Visconde do Rio Branco (da avenida Antonio Fazanaro até a rua Floriano Peixoto) e avenida Dois Córregos (da avenida Alberto Vollet Sachs até a rodovia do Açúcar).

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a serem implantadas, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário.

QUARTA ETAPA – Esta é quarta de quatro etapas de recapeamento. As etapas 1, de pavimentação em concreto, e 2, de recape asfáltico, já estão em andamento.

A etapa 3 está em processo licitatório, assim como os dois lotes restantes (A e C) da quarta etapa. Ao todo, os quatro pacotes totalizam aproximadamente 258 km de malha viária da cidade a receber recape.