Projeto Superação, da Prefeitura de Piracicaba, se torna referência nacional no atendimento à população em situação de rua
Iniciativa despertou interesse do prefeito de Criciúma/SC, Vagner Espíndola, que esteve no município para conhecer as ações de acolhimento e reinserção social

O Projeto Superação, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, tem se consolidado como referência nacional nas políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Nesta quarta-feira, 14/01, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Família, responsável pela execução do projeto, recebeu a visita do prefeito de Criciúma/SC, Vagner Espíndola, acompanhado da secretária de Assistência Social, Dudi Sonego; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, para conhecer de perto a iniciativa.
A agenda incluiu visita à praça José Bonifácio, primeiro local a receber as ações do Projeto Superação, além do Centro POP, espaço onde pessoas em situação de vulnerabilidade recebem acolhimento e atendimento especializado. No período da tarde, o grupo esteve na Prefeitura.

O prefeito de Criciúma destacou que conheceu o Projeto Superação por meio das redes sociais e decidiu vir pessoalmente a Piracicaba para conhecer a iniciativa. “Nunca vi ação semelhante em nenhuma outra cidade do Brasil. Esse projeto se diferencia por oferecer oportunidades reais às pessoas em situação de rua, com foco no atendimento humanizado, no respeito à dignidade e na construção de alternativas para a reinserção social”, destacou.
Durante o encontro, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, destacou que um dos fatores que permitiu que o projeto fosse bem-sucedido foi concentrar todos os serviços para a população de rua em um mesmo espaço, o que garantiu agilidade nos encaminhamentos. “Para o projeto Superação, nós unimos esforços com as igrejas, associações comerciais e a iniciativa privada para que todos pudessem contribuir.”

Brito destacou ainda que o prefeito Helinho Zanatta acompanhou de perto as ações do projeto e determinou prioridade no atendimento às demandas identificadas, “o que foi essencial para a efetividade da iniciativa”, explicou.
O grupo também pôde conhecer de perto os serviços que são ofertados pelo município para a população em situação de rua, ressaltando as ações de acolhimento, acompanhamento social, capacitação e atendimento humanizado.
O PROJETO – O projeto Superação realizou 275 atendimentos e encaminhamentos voltados à população em situação de rua no município entre os meses de novembro e dezembro de 2025.
Do total, foram firmados 142 contratos para a Frente de Trabalho; 95 vagas para internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; concedidas 46 passagens para retorno à cidade de origem; e realizados oito encaminhamentos de idosos para Instituições de Longa Permanência.
O Projeto segue em andamento, com abordagens contínuas, encaminhamentos aos serviços municipais e articulação com empresas da iniciativa privada para inserção no mercado de trabalho daqueles que concluem a Frente de Trabalho.
