Portal do Município de Piracicaba

Projeto Superação, da Prefeitura de Piracicaba, se torna referência nacional no atendimento à população em situação de rua

Iniciativa despertou interesse do prefeito de Criciúma/SC, Vagner Espíndola, que esteve no município para conhecer as ações de acolhimento e reinserção social

Por CCS / Publicado em 14/01/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de cinco pessoas em um parque, em um dia nublado. No centro da imagem, um homem com camiseta preta e jeans está falando com os outros, levantando a mão direita como se estivesse gesticulando. Ele tem uma estampa na camiseta que diz "RCIÚMA Brasil". À sua esquerda, um homem com camiseta azul escura e calça jeans escura está de pé, olhando para o homem de camiseta preta. À direita do homem de camiseta preta, uma mulher com camiseta preta e calça branca está em pé, olhando para o homem de camiseta preta. Mais à direita, um homem com camiseta preta e jeans está olhando para o celular que segura nas mãos. Ele usa óculos e tem um crachá pendurado no pescoço. No lado esquerdo da imagem, um homem com camiseta azul escura e calça jeans escura está de pé, olhando para o homem de camiseta preta. Ele tem uma pedra no bolso, segurando-a com a mão direita. O chão do parque é pavimentado com pedras quadradas. Ao fundo, há árvores, um prédio alto, uma torre de igreja e um parquinho infantil.
O grupo esteve na Praça José Bonifácio, que foi o primeiro local a receber as ações do Projeto Superação

O Projeto Superação, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, tem se consolidado como referência nacional nas políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Nesta quarta-feira, 14/01, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Família, responsável pela execução do projeto, recebeu a visita do prefeito de Criciúma/SC, Vagner Espíndola, acompanhado da secretária de Assistência Social, Dudi Sonego; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, para conhecer de perto a iniciativa.

A agenda incluiu visita à praça José Bonifácio, primeiro local a receber as ações do Projeto Superação, além do Centro POP, espaço onde pessoas em situação de vulnerabilidade recebem acolhimento e atendimento especializado. No período da tarde, o grupo esteve na Prefeitura.

A imagem mostra um grupo de pessoas em um pátio, possivelmente em uma área externa coberta. Há várias sacolas verdes empilhadas, algumas em cadeiras. Um homem no centro, vestindo uma camiseta preta com a palavra "SUPERBET" e o número 7, está de costas para a câmera, mas sua cabeça está virada para a esquerda. Ele usa um boné preto. Outras pessoas estão em pé e sentadas ao redor. Um homem de camisa azul está falando com o grupo, segurando um celular na mão. Há uma cadela branca no lado direito da imagem, perto de algumas sacolas. O ambiente parece ser um local comunitário ou de apoio, com materiais sendo distribuídos ou organizados.
Prefeito e secretários de Criciúma estiveram no Centro Pop

O prefeito de Criciúma destacou que conheceu o Projeto Superação por meio das redes sociais e decidiu vir pessoalmente a Piracicaba para conhecer a iniciativa. “Nunca vi ação semelhante em nenhuma outra cidade do Brasil. Esse projeto se diferencia por oferecer oportunidades reais às pessoas em situação de rua, com foco no atendimento humanizado, no respeito à dignidade e na construção de alternativas para a reinserção social”, destacou.

Durante o encontro, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, destacou que um dos fatores que permitiu que o projeto fosse bem-sucedido foi concentrar todos os serviços para a população de rua em um mesmo espaço, o que garantiu agilidade nos encaminhamentos. “Para o projeto Superação, nós unimos esforços com as igrejas, associações comerciais e a iniciativa privada para que todos pudessem contribuir.”

A imagem mostra um grupo de seis pessoas reunidas em torno de uma mesa de madeira em uma sala de reuniões. Há quatro homens e duas mulheres. Todos parecem estar engajados em uma discussão, com alguns gesticulando e outros ouvindo atentamente. Na mesa, há xícaras de café, garrafas de água, um tablet e um caderno com anotações. Ao fundo, uma janela com persianas revela um exterior com prédios e árvores. A sala parece ser um escritório, com arquivos e armários visíveis em um canto. A iluminação é natural, vinda da janela, e artificial, de uma lâmpada no teto. As pessoas estão vestidas de forma casual, a maioria com camisetas. Uma das mulheres está escrevendo em seu caderno, enquanto um dos homens aponta para o tablet. A atmosfera geral sugere uma reunião de trabalho produtiva.
O secretário Edvaldo Brito recepcionou o grupo de Criciúma para troca de ideias sobre o Projeto Superação

Brito destacou ainda que o prefeito Helinho Zanatta acompanhou de perto as ações do projeto e determinou prioridade no atendimento às demandas identificadas, “o que foi essencial para a efetividade da iniciativa”, explicou.

O grupo também pôde conhecer de perto os serviços que são ofertados pelo município para a população em situação de rua, ressaltando as ações de acolhimento, acompanhamento social, capacitação e atendimento humanizado.

O PROJETO – O projeto Superação realizou 275 atendimentos e encaminhamentos voltados à população em situação de rua no município entre os meses de novembro e dezembro de 2025.

Do total, foram firmados 142 contratos para a Frente de Trabalho; 95 vagas para internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; concedidas 46 passagens para retorno à cidade de origem; e realizados oito encaminhamentos de idosos para Instituições de Longa Permanência.

O Projeto segue em andamento, com abordagens contínuas, encaminhamentos aos serviços municipais e articulação com empresas da iniciativa privada para inserção no mercado de trabalho daqueles que concluem a Frente de Trabalho.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.