Portal do Município de Piracicaba

Projeto educativo leva vivência e regionalismo musical a diferentes locais de Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 26/09/2013
Tempo de leitura: 3 minutos.

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do programa Movimentação Cultural inicia no próximo domingo, 29, na Arena Cultural da Casa do Povoador, das 13h às 18h, o projeto “Oficinas de Música Regional”, que visa promover um dia de atividades culturais através da música regional, realizadas pelos integrantes do grupo Cantoá. O projeto foi contemplado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) no início do ano. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (19) 99280-3413.

O projeto será realizado ao longo de cinco domingos, sempre no mesmo horário, porém em diferentes locais. Em outubro, no dia 13 de outubro as atividades acontecem no Centro Cultural Nhô Serra e no dia 27 no Centro Cultural Hugo Pedro Carradore. Em novembro, no dia 10 a sede será o Centro Cultural Zazá e no dia 24, o encerramento acontece na Arena do Parque da Rua do Porto.

A atividade é composta por oficina de música regional (das 13h às 16h) e apresentação musical com o grupo Cantoá (16h30 às 18h). As oficinas contarão com apresentação das regiões culturais do Brasil, histórico de formação, desenvolvimento dos gêneros musicais e suas influências, além do contexto histórico e representantes da música em cada região, além de atividades lúdicas e contatos com instrumentos.

A apresentação musical do grupo Cantoá, uma das atrações da Virada Cultural Paulista em Piracicaba em maio de 2013, que trará no repertório ritmos brasileiros diversos como samba, maracatu, baião, xote, ijexá, cirandas e outros gêneros. O show visa fechar o dia de atividades ilustrando o conteúdo abordado e também proporcionar um momento de descontração. Está prevista a participação de um convidado especial para cada dia de oficina.

De acordo com o músico Ramon Saciloto, membro do Cantoá, o projeto tem como fio condutor os benefícios promovidos pela vivência musical lúdica e interativa entre o artista e a comunidade, favorecendo os valores associados a prática de convívio em grupo, descoberta da arte e o resgate da tradição popular. “Oferecemos essa vivência cultural por meio da música e das tradições musicais do Brasil nos diversos espaços de Piracicaba, a fim de movimentar diferentes regiões da cidade, como sendo mais uma alternativa para solidificar as pontes sócio-culturais”, afirma o músico.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.