O Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos está com inscrições abertas, até o dia 09/04, para cursos gratuitos de podcasts e vídeos para a internet. Ambas as formações acontecem no formato semipresencial – com aulas online e um encontro presencial – entre os meses de abril e junho. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/ECOAR2023 ou pelo link disponível na biografia do Instagram do projeto: @ecoarpiracicaba.

A iniciativa é realizada pela Aiôn Socioambiental, Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) e GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida Soluções Sustentáveis.

As formações de ambas as linguagens serão baseadas na educomunicação e têm como temas consumo consciente e resíduos sólidos. Serão abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.

O Projeto Ecoar realiza os cursos pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, durante o projeto, os participantes elaboraram cinco vídeos e cinco podcasts, que estão disponíveis online e podem ser acessados no site da Aiôn Socioambiental (https://www.aionsocioambiental.eco.br/ecoar) e na página oficial do projeto.

OS CURSOS – O curso de podcast acontece às terças-feiras, das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 25 de abril e 27 de junho. Haverá, ainda, um encontro presencial, em um sábado, além de tutorias e videoaulas complementares.

Já o curso de vídeos para internet acontece às quintas-feiras, também das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 27 de abril e 29 de junho. A estrutura é a mesma, com um encontro presencial, em um sábado, tutorias e videoaulas complementares.

Os inscritos passarão por um processo de seleção, em que será dado prioridade para pessoas que moram em Piracicaba, preferencialmente, em diferentes regiões do município. Os participantes que concluírem os cursos receberão certificado.

Compõem a equipe do projeto Ecoar: Rachel Trovarelli, gestora ambiental e doutora em ciências ambientais; Rafael Bitencourt, jornalista e educomunicador; Bruno Garcia, engenheiro e educador ambiental; e Mariane Plana, gestora e educadora ambiental.