Portal do Município de Piracicaba

Programa Vivaleite atende 663 crianças em Piracicaba e contribui para a alimentação infantil

Iniciativa estadual distribui 10.290 litros de leite por mês no município; nas áreas rurais de difícil acesso, programa municipal complementa o atendimento com leite em pó

Por e-iponte / Publicado em 15/10/2026
Tempo de leitura: 6 minutos.

Há cerca de um ano, o leite recebido semanalmente por Maria Francisca Rosa de Jesus, 46 anos, ajuda a complementar a alimentação da filha pequena. Dona de casa, ela conheceu o Programa Vivaleite por meio de um agente de saúde e encontrou no benefício uma alternativa para a rotina alimentar da criança, que não se adaptou bem ao leite de caixinha. “Ajuda muito a complementar a alimentação dela. Uso para fazer mingau, entre outras coisas. Acho o programa muito bom, beneficia as famílias e principalmente as mães”, relata.

A assistente social Vilmarina Soares entrega pacotes de leite do programa social à beneficiária Maria Francisca, que os guarda numa bolsa térmica dentro da unidade do CRAS.
Vilmarina Soares, assistente social do CRAS, e Maria Francisca, beneficiária do programa

Toda quarta-feira, Maria Francisca vai ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Vila Sônia, ponto de referência do bairro que mora, para retirar o leite. Ela leva uma sacola térmica para conservar o produto refrigerado durante o trajeto até sua casa. A rotina faz parte de um programa que, em Piracicaba, atende 663 crianças e distribui mensalmente 10.290 litros de leite.

Cada beneficiário recebe 15 litros mensais de leite fluido, pasteurizado e integral, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. A iniciativa tem como objetivo combater a desnutrição infantil, a insegurança alimentar e a anemia ferropriva.

O programa atende crianças a partir de seis meses a seis anos de idade, pertencentes a famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, que precisam estar com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. A entrega ocorre semanalmente, às quartas-feiras, em unidades de saúde, da assistência social e escolas municipais.

Os municípios são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das famílias, pela organização dos pontos de distribuição e pela entrega do leite, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS). Em Piracicaba, o programa envolve as secretarias municipais de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Educação e Saúde. A área de Assistência responde pela gestão administrativa, enquanto a Saúde realiza a coleta dos dados de peso e altura das crianças, que é atualizada a cada quatro meses, e a Educação no apoio dos pontos de distribuição.

No CRAS Vila Sônia, por exemplo, 27 famílias foram atendidas pelo programa em setembro. Segundo Vilmarina Soares de Moraes, assistente social da unidade, as famílias costumam buscar o produto logo após sua chegada, em razão da necessidade de armazenamento adequado.

“A distribuição exige atenção: depois que chega ao CRAS o leite deve ser entregue aos beneficiários em até uma hora após o recebimento, mas todos já estão acostumados e as famílias se organizam para vir buscar no horário. Quem não pode vir pede para um parente, vizinho. Mas, em geral, são todos comprometidos e assíduos com as entregas”, explica Vilmarina.

A assistente social Vilmarina Soares segura e exibe um saco de leite pasteurizado do programa Viva Leite em frente a uma parede decorada com quadros informativos dos serviços do CRAS.
Assistente social do CRAS Vila Sônia, Vilmarina Soares atua na distribuição do leite

COMO PARTICIPAR – O responsável pela criança deve procurar um posto do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para fazer ou atualizar o Cadastro Único. Para fazer o cadastro, exige a certidão de nascimento da criança, RG e CPF do responsável, comprovante de endereço, comprovante de renda e a carteirinha de vacinação/pesagem atualizada. A seleção dos beneficiários é feita pelo governo estadual com base nos dados do CadÚnico e na disponibilidade de vagas do município.

PROGRAMA MUNICIPAL – Para ampliar o atendimento em regiões rurais e localidades onde o caminhão do laticínio encontra dificuldades para realizar a entrega, Piracicaba conta também com o Programa Leite em Pó Social. A iniciativa municipal oferece uma quantidade de leite em pó equivalente aos 15 litros mensais de leite fluido distribuídos pelo programa estadual.

Atualmente, o programa municipal beneficia 71 crianças, seguindo critérios semelhantes aos do Vivaleite. A principal diferença está no acompanhamento nutricional: nesse caso, a pesagem das crianças deve ser realizada mensalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela compra do leite em pó e pela coleta dos dados de peso e altura das crianças. A Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família organiza a distribuição aos pontos de entrega, enquanto a Secretaria Municipal de Educação realiza a entrega às famílias nas escolas municipais localizadas na zona rural.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.