Em primeiro plano a Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin que vai receber as equipes do Pira nos Bairros, no Santa Rosa O bairro Santa Rosa será o primeiro a receber o Pira nos Bairros no sábado, 27/05. O programa da Prefeitura de Piracicaba vai levar serviços e atendimento de várias secretarias até a população. No Santa Rosa, o ponto de encontro será na Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin, na rua Santa Albertina, 555, das 9h às 14h. Os moradores do bairro vizinho, Parque São Jorge, também serão atendidos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vai disponibilizar transporte público gratuito que vai circular pelos dois bairros durante a ação (leia abaixo).

Vista geral em foto de drone do bairro Santa Rosa, que vai inaugurar o Pira nos Bairros O prefeito Luciano Almeida destaca que o programa chega para aproximar ainda mais a Administração e a população. "Vamos levar serviços importantes até os munícipes já que muita gente, na correria do dia a dia, não consegue ir até os equipamentos públicos durante a semana. Então, com o programa vamos levar esses serviços, orientar e oferecer exames simples, mas importantes, esclarecer dúvidas, entre outras ações, tudo para facilitar a vida do cidadão", explica. De acordo com Tássia Espego, diretora de Comunicação da Prefeitura, a iniciativa está alinhada com as diretrizes da Administração Luciano Almeida que, além de levar os serviços públicos aos bairros de maneira inédita, também abrirá um importante canal para o diálogo com moradores . "Essa abertura permite que o poder público proponha e execute políticas públicas ajustadas às demandas reais do cidadão piracicabano", frisou. Rose Massaruto, diretora de projetos especiais da Prefeitura, destacou que o programa Pira nos Bairros vai envolver todas as secretarias municipais que estão mobilizadas num esforço único para democratizar a utilização dos serviços públicos, muitas vezes de difícil acesso para uma parcela da população. "Faremos a ocupação dos espaços sociais para promover a cidadania", pontou Rose. ATENDIMENTOS – As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão oferecer testes rápidos de IST/AIDs; orientar sobre alimentação saudável; avaliar peso e altura e marcar de consumo alimentar; vacinar com as vacinas disponíveis para campanhas; verificar pressão arterial e glicemia, além da promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal). Na área de assistência social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) vai atualizar o Cadastro Único/CRAS/CREAS e dar informações sobre os serviços do Programa Criança Feliz e serviço de convivência. Já a Secretaria Municipal de Finanças fará a consulta de débitos (IPTU e taxas diversas); parcelamento de débitos e orientação sobre remissão e isenção de taxas municipais. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) fará palestras educativas, emitirá cartão do transporte público e apresentará atividades do Ciet.. Serviços na área de habitação também estarão disponíveis por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), que irá realizar e atualizar o Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, dar orientações às famílias envolvidas nos processos de Regularização Fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa Econômica). Quem for ao Pira nos Bairros no sábado também terá à disposição alguns dos principais serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com o cadastro para vagas de emprego, orientações sobre o Banco do Povo, onde é possível fazer empréstimos com condições especiais, orientações sobre o MEI e cadastro para cursos de qualificação. Foods truck do Empreenda Pira, programa da secretaria, estarão estacionados no local comercializando alimentos. CARTÃO PIRA CIDADÃO – A Secretaria Municipal de Governo vai fazer o cadastramento do cartão Pira Cidadão. O Pira Cidadão é um documento único, que vai possibilitar, entre outros benefícios, praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. PETS TAMBÉM TÊM VEZ – O pessoal da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente vai dar atenção especial aos bichinhos. No local, os tutores poderão agendar a castração de cães e gatos e ter atendimento de veterinário no Consultório Itinerante. E quem quiser adotar um novo amigo, também haverá no local a feira de adoção, com os animais que estão disponíveis no Departamento de Bem Estar Animal, mantido pela Prefeitura. Para adotar é preciso levar documentos e comprovante de residência. Ainda falando sobre animais, os cães do Grupamento do Canil da Guarda Civil, que são adestrados e dão apoio diário nos patrulhamentos e ocorrências, também participarão do Pira nos Bairros. ESPORTE E CULTURA – A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural (Semac) vão agitar o Pira no Bairros com apresentações de dança circular, judô, de palhaços, show tributo a Rita Lee, distribuição de livros e parque com brinquedos infláveis.

TRANSPORTE GRATUITO – A Semuttran criou uma linha especial e gratuita para atender o programa Pira nos Bairros. O primeiro atendimento acontece nesse sábado, 27/05, com atendimento à Fatec e Parque São Jorge. As saídas serão da rotatória da avenida Padre Fernando Guarda (Santa Rosa) e Fatec, circulando pelo Santa Rosa e São Jorge das 9h às 13h45, enquanto durar o evento. SERVIÇO – Pira nos Bairros. Sábado, 27/05. Das 9h às 14h, no bairro Santa Rosa, na Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin, rua Santa Albertina, 555.