Uma mão segura o mouse p´roximo ao teclado do computador, ilustrando um curso de qualificação profissional
Imagem ilustrativa de aula de qualificação profissional

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino), promove na sexta-feira, dia 05/07, às 8h30, aula inaugural de qualificação para bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego Frente de Trabalho. A iniciativa integra o Plano de Ação Socioprodutiva, realizado pela Smads e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).

A aula inaugural acontecerá no anfiteatro 01 do bloco 01 da Fumep e será ministrada por Pedro Chamochumbi, seguindo a temática Frente de Trabalho 4.0: A educação como ferramenta de empoderamento e transformação social.

Na oportunidade, representantes e supervisores de bolsistas serão informados sobre os cursos de qualificação profissional, realizados durante quatro horas na semana. A Fumep ofertará os cursos de Desenvolvimento de Soft Skills, Informática Básica e Avançada, Preparação para acesso e permanência no mundo do trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Atendimento ao Público, Gestão do Tempo e Produtividade, Finanças Pessoais, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Cidadania e Consciência Social.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, explica que o programa se dedica a fornecer treinamento e educação a pessoas desempregadas, jovens em busca do primeiro emprego e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, atendendo às demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.

O Programa de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva é uma iniciativa estratégica desenvolvida para fortalecer a comunidade local por meio da educação e formação profissional, com o objetivo principal de melhorar a empregabilidade.