Palestra com Maria Aparecida de Laia, assessora do Departamento de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura; exposição História das Culturas Africanas e Afro-brasileiras; painel temático História dos Escravos e Piracicaba, do curso de História da Unimep; e apresentações culturais com Leonardo Sandoval e alunos, Cia. Da Tia Carmelina e grupo vocal Sanguluka marcam o lançamento oficial do Programa Difusão Cultural Afro-brasileira nesta quarta-feira dia 26, no Parque Engenho Central, a partir das 19h30.

O Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Ação Cultural, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, que consiste na realização de cinco projetos educativo-culturais: Curso de História e Cultura da África e Afro-brasileira; workshops da Cultura da África e Afro-brasileira nos bairros; implantação de banco de dados, com acervo e documentação bibliográficos específicos na Biblioteca Municipal; incentivo e assessoria à pesquisa; e inserção nas atividades culturais do município.

Seus principais objetivos são: atender a uma das mais importantes reivindicações da Comunidade Negra de Piracicaba no que concerne ao conhecimento de sua própria história e às diversidades culturais; promover e divulgar as diversas manifestações culturais africanas e afro-brasileiras; atender à Lei Federal n° 10.639, de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira nas escolas; capacitar professores, líderes da comunidade e agentes multiplicadores para a difusão de conhecimentos sobre a História e a Cultura da África e dos afro-descendentes.

O Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira é desenvolvido em parceria com o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, Cursos de História, Psicologia e Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Departamento de Gênero e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura e entidades negras de Piracicaba e conta com o apoio do Colégio Atlântico, People Educação Profissional e Tecnológica, Red Spider Cursos de Desenho e Casa das Áfricas.

Aula Inaugural

As atividades do programa iniciam com a participação do professor Francisco Sandro Silveira Vieira, da Universidade do Estado de São Paulo – Unesp, que ministra aula inaugural sobre Curso de História e Cultura da África e Afro-brasileira, tem por objetivo atender determinação da Lei Federal 10.639, de janeiro de 2003, que dispõe sobre a capacitação de professores sobre a temática

A aula inaugural é realizada no dia 27, quinta-feira, a partir das 13h30, na Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, na rua do Rosário nº 833. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 3433.3674.