Dirigentes municipais, gestores e pessoas ligadas à Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e região estiveram reunidos hoje, dia 30, no Anfiteatro da SME para a capacitação/oficina sobre o PDDE Interativo (Plano de Desenvolvimento da Escola). Cerca de 180 profissionais da educação participaram do encontro. A Capacitação é uma iniciativa da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e MEC (Ministério da Edcuação).

Selma Carneiro da Costa, que direcionou a capacitação e é Formadora de Metodologias Educacionais para o MEC, explicou que o PDDE Interativo recebeu este nome porque passou a ser uma plataforma utilizada pelo computador. “Até 2011, ele era voltado somente às escolas que obtivessem baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De quatro anos para cá, passou a ser interativo e a integrar demais unidades escolares de todo o país”, esclareceu.

Para 2015, o PDDE Interativo apresenta novidades nas suas etapas de elaboração, como fruto de um processo de construção coletiva entre as equipes dos programas que integram o sistema, possibilitando assim melhorar o planejamento e realizar mais.

Fotos: Marquinhos Ferreira

30.09.15_UNDIME-PDDE-SIMEC_16_Custom

Neste ano, o Conselho escolar (ou parte dele) deverá assumir as funções do Grupo de Trabalho – GT, na construção do Diagnóstico e do Plano Integrado, isso para que a elaboração do plano seja efetivamente democrática e participativa.

Outra novidade de 2015 é que parte das informações preenchidas no Diagnóstico será disponibilizada aos estados e municípios no momento da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), podendo ser utilizadas no planejamento das ações da rede para o ciclo 2015-2018. “Este é um momento que a escola deve parar e refletir sobre como estava, com base nos dados do ano anterior, como está e para onde ela quer ir”, disse Selma.

Segundo a formadora do MEC, grande parte das escolas utilizam o PDDE Interativo como ferramenta para depois ter acesso a programas que são financiados.

30.09.15_UNDIME-PDDE-SIMEC_9_Custom

30.09.15_UNDIME-PDDE-SIMEC_4_Custom