Vista noturna do Cemitério da Saudade
Durante o passeio noturno os participantes podem conhecer um pouco da história do cemitério da Saudade

Amanhã, sexta-feira, 12/04, às 19h30, acontece no Cemitério da Saudade, o primeiro Roteiro Saudade e suas Vozes de 2024. O passeio, gratuito, é composto por lendas urbanas e histórias de personalidades locais. As 80 vagas oferecidas já foram preenchidas.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Realizado no município desde 2022 o projeto já teve a participação de mais de 1.500 pessoas que tiveram oportunidade de conhecer as histórias e causos de personalidades da cidade. O roteiro conta com apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).

A condução é do grupo criativo O que Te Assombra, idealizador do projeto. O compositor e contador de histórias Thiago Souza será o responsável por revelar as lendas aos participantes da caminhada. Além dele, complementam as informações os historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade.

“O roteiro Saudade e suas Vozes é um projeto que visa valorizar a história e a trajetória das inúmeras personalidades de Piracicaba por meio da oralidade. Além disso, o cemitério é um museu a céu aberto, onde é possível apreciar diferentes estilos arquitetônicos, como o Portal de entrada do cemitério, que acaba de ser reformado pela Prefeitura. A receptividade do roteiro tem sido extremamente positiva devido a riqueza cultural e a qualificação dos organizadores”, destacou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.

Implantado em janeiro de 1860, o Cemitério da Saudade abriga túmulos de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil, do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. No Saudade também estão sepultados o pintor Almeida Junior e o maestro Erotides de Campos, entre outros nomes. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

SERVIÇO – Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 12/04, às 19h30, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). O passeio, gratuito, é composto por lendas urbanas e histórias de personalidades locais. As 80 vagas oferecidas já foram preenchidas.