Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeitura zera fila de espera por mamografias e endoscopia

Resultado só foi possível com a ampliação da oferta dos procedimentos que atenderam, nos primeiros seis meses de 2025, 14.565 pacientes com mamografia e outros 1.820 com endoscopia

Por CCS / Publicado em 30/06/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma consulta médica em um pequeno consultório ou unidade móvel. Uma mulher de meia-idade, com cabelo escuro e comprido preso, está sentada em uma cadeira, usando uma blusa branca com detalhes rendados sobre uma blusa vinho. Ela está atenta ao médico, que está sentado em uma cadeira giratória atrás de uma mesa de exame. O médico, um homem de meia-idade com cabelo curto e grisalho, óculos e barba, veste um jaleco branco. Ele está segurando um documento e parece estar revisando informações com a paciente. A mesa de exame é pequena e coberta com uma capa verde. Há alguns materiais médicos e itens pessoais na mesa, incluindo uma garrafa de água, lenços de papel e um laptop. O ambiente é limpo e organizado, com paredes brancas e alguns elementos decorativos minimalistas. A iluminação é suave, e o espaço parece confortável e acolhedor. A imagem transmite uma sensação de profissionalismo e cuidado, sugerindo uma consulta médica tranquila e respeitosa. Há uma porta parcialmente visível à direita da imagem, e um pequeno pedaço de uma pessoa em roupas escuras é visível no canto inferior direito, sugerindo que possa haver mais pessoas fora do consultório.
Em abril, Márcia Jordão foi a consulta médica na carreta da Saúde instalada em Santa Terezinha

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zerou a fila de exames de mamografia e endoscopia que estavam represados desde 2021. A ação só foi possível com o aumento na oferta de vagas para estes exames aos pacientes que estavam há mais de quatro anos na fila, por meio de diversos mutirões realizados, principalmente, aos finais de semana nos últimos seis meses.

De acordo com a gerência da Atenção Secundária em Saúde, em 2024, de 01/01 a 30/06, a rede pública realizou 2.524 exames de mamografia e 248 de endoscopia; no mesmo período de 2025, na atual Administração, já foram realizadas 14.565 mamografias e 1.820 endoscopias, um crescimento de 477% e 633%, respectivamente, na oferta pelos exames em apenas seis meses.

         O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, lembrou que a demanda represada nestas duas áreas estava muito grande. “Só de mamografia eram mais de 6.000 pacientes e de endoscopia pouco mais de 2.000 e isso é muito. Realizamos mutirões, instalamos duas carretas para realização de mamografia na Paulista e em Santa Terezinha, ampliamos a oferta de diversos exames, fizemos parcerias com o Cismetro, corremos contra o tempo para conseguir atingir este objetivo uma vez que os pacientes aguardavam, pelo menos, desde 2021 por estes exames. A fila de mamografia encerramos em maio e a de endoscopia foi zerada na semana passada”, enfatizou.

Segundo dr. Sérgio Pacheco, a partir de agora, a espera é mínima para estes exames. “O acesso para o agendamento dos exames está liberado na Atenção Básica, direto nos postinhos de saúde dos bairros. Assim que o paciente estiver com o pedido médico em mãos a sua unidade de saúde já pode fazer o agendamento no sistema SISS Saúde para a próxima data disponível. Por exemplo, nesta segunda-feira, 30/06, temos vagas para que ambos os exames possam ser realizados já partir desta terça-feira, 01/07”, completou.

De acordo com o prefeito Helinho Zanatta, aos poucos as melhorias vão acontecendo e outras especialidades importantes também terão fila de espera zeradas no município. “Quando assumimos encontramos diversos desafios e o da Saúde era o mais complexo. Fomos avaliando todos os casos, vimos as possibilidades e fomos desenrolando os problemas com o empenho de todas as equipes e parceiros desta Secretaria. Não vamos parar por aqui, vamos continuar ofertando os procedimentos para que todos sejam atendidos de forma rápida e digna”, afirmou.

A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, enfatizou a importância da continuidade destas ações. “Exames como a mamografia e a endoscopia são ferramentas fundamentais para o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer, o que faz toda a diferença no sucesso do tratamento. O início precoce do tratamento é, de fato, o principal fator para o sucesso no combate ao câncer”, concluiu.


Secretarias e Outros órgãos