Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura vai realizar visita técnica a imóveis que possam abrigar o IML em Piracicaba

Administracão Helinho Zanatta busca solução rápida para manter serviços no município; avaliação de prédios públicos deve indicar imóvel para receber o serviço

Por CCS / Publicado em 15/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, e representantes do Instituto Médico Legal (IML) definiram, em reunião na tarde desta quinta-feira, 14/08, a realização de uma visita técnica a imóveis do município que possam abrigar o serviço de necropsia. O objetivo é garantir que todos os atendimentos do IML sejam mantidos na cidade enquanto o prédio atual, no Jardim Primavera, passa por reforma de responsabilidade do Estado.

Prefeito Helinho Zanatta se reuniu com representantes do IML, do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, do deputado Alex Madureira e do vereador Wagner Oliveira

Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, o deputado estadual Alex Madureira, os representantes do IML Vicente Von Glehn, diretor do Núcleo de Perícias, Helton Carlos de Almeida, médico legista-chefe, e Daniel Cançado, médico legista; e o vereador Wagner Oliveira, o Wagnão.

“Essa visita técnica vai servir para avaliar os imóveis que temos disponíveis no município e assim, poderemos agilizar o recurso junto ao Estado e garantir que a reforma do espaço atual não atrase”, afirmou.
O médico legista-chefe do IML, Helton Carlos de Almeida, apontou as necessidades estruturais que o novo espaço precisa ter. “O imóvel precisa atender às exigências técnicas do serviço e precisa ter sala de exame clínico, anexo para exame sexológico, banheiro, copa e sala de arquivo”, explicou.

“O prazo para a saída do prédio atual é curto, então vamos buscar imóveis que demandem poucas adequações e possam receber o serviço o mais rápido possível. O ideal é encontrar uma unidade que possa ser exclusiva para uso do IML”, explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco.

O deputado estadual Alex Madureira reforçou o empenho para manter o serviço no município. “Estamos em contato direto com o Governo do Estado para encontrar uma solução imediata. Nosso objetivo é evitar que o serviço seja retirado de Piracicaba e garantir que as adequações necessárias no prédio sejam feitas o quanto antes”, ressaltou.

HISTÓRICO – Em comunicado enviado neste mês, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que os exames clínicos continuarão sendo realizados em Piracicaba, mas as necropsias passarão a ser feitas em Americana até que o imóvel atual, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, no Jardim Primavera, seja reformado. Desde então, a Administração Municipal vem bsucando alternativas e articulando soluções para manter o serviço na cidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.