Servidor da prefeitura está na frente do computador no site da prefeitura sem papel acompanhando as solicitações dos cidadãos
Com mais de 100 serviços disponíveis, Prefeitura Sem Papel começa a funcionar oficialmente nesta terça-feira para toda a população

Dar agilidade e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico, é o foco do programa Prefeitura Sem Papel que começa a funcionar oficialmente a partir desta terça-feira, 1º/08, com mais de 100 serviços essenciais. A intenção do poder público com esta ação é trazer uma transformação digital na hora de atender ao munícipe.
O programa consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado que vai possibilitar aos cidadãos acompanharem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, tablet, etc), dando agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico. A iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos com a redução de papel e toner para impressão, além de demandas do dia a dia administrativo.
Após rápido cadastramento no site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/ – por meio de CPF/CNPJ e um e-mail válido – o cidadão poderá solicitar vários serviços municipais de maneira online, como: débito e parcelamento de IPTU; abertura de empresas; solicitação de alvará para reforma e construção; cartão de estacionamento para idoso e Pessoas com Deficiência (PcD); registro de profissionais autônomos; alvará de funcionamento (solicitação e renovação); Isenção de IPTU, solicitação de serviços diversos como cata cacareco, poda de árvore, buracos em vias; serviços de mobilidade urbana; serviços de zoonoses como castração e recolhimento de animais, entre outros.
Conforme explicou o assessor de gabinete da Secretaria de Finanças, Marcelo Carvalho, ao longo do último mês, os servidores realizaram a transição interna para o novo sistema bem como se organizaram administrativamente para disponibilizar o serviço. “Aqui na Secretaria de Finanças todos se prepararam e estão aptos a atender as demandas que chegarão de forma digital. A expectativa, além de gerar economia, vai possibilitar mais agilidade no atendimento ao cidadão”, destacou.

COMO USAR – Para utilizar o Programa Prefeitura Sem Papel, o munícipe deverá fazer um cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/ ou no Térreo 2 do Centro Cívico.
A mudança da cultura analógica para a digital, conforme explica o prefeito Luciano Almeida, era uma das principais demandas do seu plano de governo e a Administração Pública em Piracicaba está no caminho certo rumo à modernização administrativa seguindo exemplo de vários municípios que tiveram sucesso neste processo.
“A partir de agora os cidadãos podem acessar os serviços públicos com mais transparência e segurança e ainda teremos uma economia significativa de recursos financeiros eliminando a impressão de documentos e a movimentação de processos físicos entre setores, muitas vezes de um prédio a outro. O cidadão vai perceber que seus processos serão resolvidos com maior rapidez”, frisou o prefeito.