A Prefeitura de Piracicaba realizou na última sexta-feira, 02/02, a primeira reunião com representantes de todas as secretarias e setores do município para estudar os pontos principais do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) e organizar um plano de trabalho anual. O objetivo é fazer um diagnóstico antecipado de ações a serem executadas pelo grupo de trabalho para alcançar os melhores resultados anualmente. O IEG-M é um indicador do Tribunal de Contas do Estado que serve para medir a eficiência de políticas públicas nas cidades paulistas em todas as áreas, como saúde, meio ambiente e saneamento. A coordenação do GP será das secretarias de Finanças e Governo.

Grupo de trabalho faz primeira reunião para plano de ação do IEG_M

“O IEG-M é um índice muito importante que avalia se as ações de melhoria da gestão pública estão sendo implementadas pelo município, e como muitas ações são interligadas entre várias secretarias, a capacitação e o envolvimento de todas as áreas num grupo de trabalho é fundamental para que possamos identificar essas ações e propor as melhorias necessárias”, explica Telma Trimer, secretária de Finanças.

“O principal objetivo na criação deste grupo de trabalho é sermos cada vez mais efetivos na proposição e execução de políticas públicas”, completa a secretária de Governo, Tássia Espego.

Entre alguns exemplos de ações já iniciadas pela atual Administração e que irão refletir na nota, na transparência e eficiência da gestão estão a implantação do programa Prefeitura Sem Papel, que agilizou processos e o atendimento aos moradores e já gerou economia aos cofres públicos de R$ 3,6 milhões.

Objetivo de grupo de trabalho é fazer um diagnóstico antecipado de ações em pontos avaliados pelo IEG_M

Na área da saúde, a implantação do Cartão Pira Cidadão, integrado com o novo software da Saúde, o Siss Saúde, que possibilita, por exemplo, o agendamento de consultas por meio do APP do Cartão Pira Cidadão.

Por meio de decreto de 17/08/2023, a Prefeitura aderiu à nova lei de licitações (Lei 14.133/2021), integrando Piracicaba aos 3% dos municípios do Brasil que já se adequaram à nova legislação para otimizar e atribuir transparência no Plano de Compras Anual (PCA).

Outras ações desta Administração foram a Revisão do Processo Tributário por meio de consultoria da FIPE, realizada com os servidores da Secretaria de Finanças, o projeto Zeladoria Comunitária – que faz serviços como corte de mato, poda de árvores e manutenções estruturais em geral nos bairros, e o projeto Síndrome Metabólica, parceria entre a Secretaria de Esportes e Saúde, que oferece práticas gratuitas de exercícios físicos.

A coordenação do grupo de trabalho vai acompanhar o andamento das ações com os representantes de todas as secretarias da Prefeitura durante o ano, capacitando os setores para ampliar cada vez mais a efetividade do planejamento.