Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeitura segue com obras de construção e reforço estrutural na canalização do córrego Itapeva

Projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes

Por CCS / Publicado em 02/07/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra uma obra de construção civil em andamento. Há uma escavadeira hidráulica Hyundai, de cor amarela e preta, posicionada próxima a uma vala onde trabalhadores estão construindo um túnel ou passagem subterrânea. Os trabalhadores usam capacetes e roupas de proteção. O local parece ser uma área urbana, com prédios e uma estação de gasolina ao fundo, separados por uma cerca de arame. O solo é predominantemente vermelho-terra. A estrutura em construção parece ser de concreto, com armação de aço visível. Há alguns trabalhadores manipulando concreto e outros aparentemente supervisionando a obra. A imagem sugere uma construção de infraestrutura urbana, possivelmente um projeto de drenagem ou passagem subterrânea.
Também está sendo construído poço de deflexão, com nove metros de diâmetro, que servirá como conexão

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, segue as obras de construção e reforço estrutural em trecho de galeria de canalização do córrego ltapeva, em área que pertence ao Clube de Campo de Piracicaba (CCP). 

O projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes. Por isso, as obras incluem demolição e reconstrução de novo trecho, de 86 metros de extensão.

A área foi afetada por uma grande erosão, causada por chuvas intensas que prejudicaram a galeria existente, que já é bastante antiga. Por isso a opção de construir uma nova galeria, paralela a que existe e que será inutilizada.

O sistema compreende trecho de galeria pré-moldada com maior capacidade de vazão sem impactar criticamente as dimensões locais, adotando trecho paralelo de galeria em aduelas de 2,5m x 2,5m. O sistema terá capacidade de vazão de 72,34 m3/segundo. Também está sendo construído poço de deflexão, com nove metros de diâmetro, que servirá como conexão entre as novas aduelas e a parte antiga do canal da galeria.

A imagem mostra uma obra de construção em um campo de esportes. Há uma escavação significativa revelando uma estrutura circular de concreto parcialmente enterrada, que parece ser um tipo de passagem subterrânea ou tubulação. Ao redor da escavação, há terra exposta, veículos (uma van e dois carros), contêineres e cones de sinalização, indicando uma área de construção ativa. Há também uma cerca, arquibancadas e um campo gramado visíveis ao fundo, sugerindo que a obra está sendo realizada dentro ou próximo a um complexo esportivo existente. A vegetação ao redor é abundante, sugerindo um ambiente urbano com áreas verdes. A imagem parece ter sido tirada de um drone ou de um ponto de vista elevado.
Obras incluem demolição e reconstrução de novo trecho, de 86 metros de extensão

A bacia do córrego Itapeva tem uma área de drenagem de 788 hectares; o córrego foi  canalizado em meados dos anos 1950, tendo um trecho, ao longo da avenida Armando de Salles Oliveira, com canalização fechada e, na avenida 31 de Março, a céu aberto.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.