A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), continua com as obras de alargamento da avenida Jaime Pereira, do trecho da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Rui Teixeira Mendes (no sentido centro/bairro) e, na sequência, abertura de acesso da avenida Jaime Pereira para o bairro Castelinho. Como parte do trabalho, foi iniciada hoje, quarta-feira, 13/03, a construção de uma mureta para apoio da calçada ao lado do lago da Área de Lazer do Trabalhador. Essa obra integra pacote de melhorias viárias do Executivo com investimento de R$ 3.669.404,55, incluindo mais de dez intervenções em diferentes bairros do município. O intuito é melhorar a fluidez e a segurança no trânsito. O serviço de alargamento da avenida Jaime Pereira está previsto para ser finalizado em maio.

imagem de pedras e terras ao lado de lago
Alargamento da avenida Jaime Pereira também inclui construção de calçada

“Essa mureta terá cerca de 50 centímetros de altura e vai ficar na lateral da calçada, para não haver o risco de prejudicar o lago com o talude ou erosão que acontece por baixo da calçada”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran. E acrescentou. “Já instalamos a ciclovia na Área de Lazer do Trabalhador e agora continuamos com os trabalhos de alargamento do viário, criando uma terceira faixa de rolagem na avenida Jaime Pereira e uma calçada”.

Na mesma região, no final do ano passado, a Prefeitura também construiu faixa elevada de pedestres na avenida Dr. Paulo de Moraes, em ambos os sentidos, tanto para o bairro quanto para o Centro, nas proximidades da Ponte do Morato Pedro Chiquito, fazendo a interligação da ciclovia da Área de Lazer do Trabalhador com a da avenida Alidor Pecorari. Depois, o projeto é disponibilizar dispositivos para interligar com as ciclovias nas avenidas Rui Teixeira Mendes e Cruzeiro do Sul.

MELHORIAS – Como parte do pacote de melhorias viárias que a Prefeitura realiza na cidade, já foram concluídas as obras de remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra; abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale; construção de rotatórias na avenida Luciano Guidotti com a rua Sebastião Pinto Salgado e na rua Cardeal Arcoverde com a rua Luther King; instalação de faixa de conversão na avenida Cássio Paschoal Padovani com a rua Alberto Nepomuceno; ampliação na faixa de acomodação na avenida Luciano Guidotti com a rua Antonio Keller e instalação de guarda-corpo em diversos pontos da cidade. Atualmente, além do alargamento da avenida Jaime Pereira, estão em execução serviços de readequação de bocas de lobo em ciclofaixas e calçadas em pontos de ônibus.

MAIS – Outras melhorias estão previstas para começar, como o prolongamento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite com a rua Lavinio Pompeu, com início programado para 18/03, e o alargamento de trecho da avenida dos Marins e rua Santo Morato, para 1/04. A Semuttran também prevê o prolongamento viário da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni.

“Estamos trabalhando constantemente para realizar melhorias no sistema viário do município, tendo como premissa a segurança de todos”, afirmou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.