Prefeitura reinaugura Casa de Passagem com estrutura ampliada
Novo espaço tem capacidade para acolher até 94 pessoas e oferece atendimento técnico e humanizado para migrantes e população em situação de rua

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, reinaugurou na manhã de hoje, sexta-feira, 04/07, a Casa de Passagem, serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua e migrantes. Agora em novo endereço – rua Santa Helena, 546, no bairro Pauliceia – o equipamento já está em funcionamento desde o mês passado.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi; da secretária da pasta, Fernanda Varandas; do vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco Jr.; dos vereadores Josef Borges, Pedro Kawai e Gesiel de Madureira; do reverendo Sérgio Paulo Martins Nascimento, presidente da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; da coordenadora do serviço, Ane Navas; além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante a cerimônia, o prefeito Helinho Zanatta destacou que o enfrentamento à situação de rua exige um esforço coletivo, com a atuação articulada entre as secretarias municipais e o apoio da sociedade civil. “O acolhimento deve ir além da oferta de abrigo, promovendo caminhos para a autonomia e a reconstrução da dignidade das pessoas atendidas. Superar a situação de rua não é um processo simples nem rápido. É preciso garantir apoio técnico, sensibilidade e uma rede comprometida com o cuidado. Por isso, acreditamos em um trabalho feito de forma integrada, com equipes alinhadas e engajadas nesse propósito”, declarou.
A secretária Fernanda Varandas reforçou o compromisso da gestão com a política de assistência social: “Esse serviço é uma prioridade. Desde fevereiro, 21 pessoas conseguiram sair da situação de rua com o apoio da Casa de Passagem. Esse é o objetivo: oferecer caminhos e possibilidades para que elas reconstruam suas trajetórias.”
O reverendo Sérgio Paulo Martins Nascimento, presidente da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba – entidade responsável pela gestão da Casa – agradeceu o apoio da Prefeitura: “Essa mudança consolida anos de trabalho e reforça nosso compromisso com um acolhimento técnico e humanizado, dentro das diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).”
ESTRUTURA – Com capacidade para acolher até 94 pessoas, a nova estrutura da Casa de Passagem conta com 14 quartos, incluindo espaços exclusivos para mulheres e ambientes com acessibilidade. A unidade também conta com salas técnicas privativas, sala de estar, área externa, refeitório, computadores e internet wi-fi. O serviço recebe, em média, 80 pessoas para o pernoite. Na madrugada de quarta-feira, 02/07, 93 pessoas utilizaram o serviço.
Além da estrutura física, os usuários têm acesso a cinco refeições diárias, lavanderia, banheiros com chuveiros, e doação de vestuário e itens de higiene pessoal. Também são realizados atendimentos técnicos individualizados com encaminhamentos para programas sociais, capacitação profissional, regularização de documentos, fortalecimento de vínculos e possibilidade de retorno à cidade ou estado de origem.
O acesso à Casa de Passagem é feito por meio do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e do Centro Pop. No caso de migrantes, o atendimento pode ser feito diretamente na unidade.