Prefeitura reestrutura Laboratório Municipal e garante economia de R$ 3,6 milhões por ano, sem impacto nos atendimentos
Novo modelo mantém qualidade dos exames, preserva prazos de entrega e permite melhor aplicação dos recursos da saúde
A Prefeitura de Piracicaba concluiu a reestruturação do Laboratório Municipal após estudos técnicos e financeiros que apontaram a necessidade de modernizar o modelo de funcionamento do serviço, garantindo mais eficiência na aplicação dos recursos públicos sem comprometer a qualidade do atendimento prestado à população.

A análise realizada pela Secretaria Municipal de Saúde identificou que a manutenção da estrutura existente gerava um custo mensal de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Com a adoção do novo modelo, a expectativa é de uma redução de cerca de 20% nas despesas, o que representa uma economia estimada em R$ 3,6 milhões por ano aos cofres públicos.
A medida faz parte do trabalho de revisão e otimização dos contratos e serviços públicos promovido pela atual administração, com o objetivo de garantir sustentabilidade financeira e ampliar a capacidade de investimento da Prefeitura em áreas prioritárias da saúde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança foi construída a partir de critérios técnicos e observando as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), priorizando eficiência, economicidade e qualidade assistencial.
Um dos principais ganhos do novo modelo, que será implantado em sua integralidade na próxima semana, é a utilização de estruturas laboratoriais com maior capacidade operacional, tecnologia mais moderna e processos automatizados, permitindo a realização dos exames com o mesmo padrão de qualidade e segurança já oferecido aos pacientes da rede municipal.
Outro ponto importante é que não haverá prejuízo aos usuários em relação aos prazos de entrega dos resultados. Os exames de urgência continuarão sendo liberados em até três horas e os exames eletivos manterão prazo médio de sete dias.
Além da economia financeira, a reestruturação permitirá que profissionais da rede municipal sejam direcionados para setores que atualmente apresentam maior demanda por atendimento, fortalecendo outras áreas da saúde pública e ampliando a capacidade de resposta dos serviços oferecidos à população.
Os servidores ocupantes de funções específicas da área laboratorial continuarão atuando em uma estrutura operacional reduzida, garantindo suporte às atividades necessárias. Já os equipamentos atualmente utilizados, que são locados por meio de contratos de alto custo, serão devolvidos ao término dos contratos vigentes.
Para o secretário municipal de Saúde, Gustavo Aguiar, a medida representa um avanço na gestão dos recursos públicos. “Nosso compromisso é oferecer serviços de qualidade à população, mas também administrar os recursos públicos com responsabilidade. Essa reestruturação permite manter o mesmo padrão de atendimento, os mesmos prazos de entrega dos exames e, ao mesmo tempo, gerar uma economia importante que poderá ser revertida para outras ações e investimentos na saúde”, destacou.
O prefeito Helinho Zanatta ressaltou que a modernização da gestão é fundamental para garantir uma saúde pública cada vez mais eficiente. “Estamos fazendo aquilo que a população espera de uma gestão responsável: analisar contratos, buscar eficiência e eliminar desperdícios. Quando conseguimos economizar sem reduzir a qualidade do serviço, quem ganha é a população. Esses recursos poderão ser utilizados para fortalecer a rede de saúde e ampliar os investimentos em áreas que precisam de atenção, como já estamos fazendo com a reestruturação das unidades de saúde da Região Norte, a ampliação de especialidades médicas nas UBSs, a implantação da primeira UPA Pediátrica da história de Piracicaba, a base descentralizada do Samu na Vila Sônia e as reformas de unidades de saúde que, em muitos casos, não recebiam investimentos significativos há décadas. Nosso compromisso é aplicar cada recurso de forma inteligente para melhorar o atendimento e cuidar cada vez melhor das pessoas”, afirmou o prefeito.
Com a reestruturação, a Prefeitura reforça o compromisso de modernizar os serviços públicos, garantir o uso responsável dos recursos e ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde.