Prefeitura realiza melhorias estruturais em escolas municipais
Ao todo, 13 unidades de ensino foram contempladas
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma série de serviços estruturais em unidades da rede municipal de ensino. As ações contemplam desde ampliações em áreas de recreação até intervenções para resolver problemas crônicos, como infiltrações e alagamentos.
Ao todo, 13 unidades de ensino foram contempladas. “A nossa prioridade é oferecer um ambiente escolar seguro, acolhedor e funcional para todos os alunos e profissionais da rede. As melhorias que estamos realizando refletem um olhar atento às demandas cotidianas das unidades e um esforço constante de planejamento e investimento. Sabemos que infraestrutura de qualidade também contribui para o processo de aprendizagem, e seguiremos avançando nesse compromisso com a educação pública”, destacou a titular da Pasta, Juliana Vicentin, que visitou três unidades na manhã de ontem, 03/07.

Um dos destaques é a EM Mário Boscolo, no bairro Jardim Itamaracá, que recebeu novos painéis nas paredes, restauração dos brinquedos do parque infantil e manutenção completa do telhado e das calhas. Também foram feitos ajustes em pontos com necessidade de reposição de azulejos. Em breve, a unidade contará com um novo playground, ampliando a área de recreação disponível para os alunos. “Receber esse novo parquinho vai ser uma alegria, as crianças já estão super animadas com a novidade. A escola precisa desse olhar carinhoso, como está recebendo agora, precisa ganhar novos ares e ser sempre renovada”, destacou a diretora Patrícia Pontes.

Já a EM José Pousa de Toledo, no Bosques do Lenheiro, teve o telhado totalmente revisado, com troca de telhas em pontos críticos. A unidade também contará com um novo playground, suprindo a ausência de espaço recreativo. A diretora da escola, Valquíria Zilio, se emocionou ao saber da conquista. “Esperamos um novo parquinho desde 2017, quando o antigo foi retirado, porque não estava em boas condições. Desde então, temos pedido um novo parquinho e agora vamos receber. Fiquei muito feliz por essa notícia. As crianças vão adorar”, declarou.

Por fim, a EM Milton Rontani, na Pauliceia, vai passar por revisão completa do telhado do refeitório, substituição de pisos e reforma da cozinha e do lactário. A escola também receberá intervenções para solução definitiva de infiltrações recorrentes no refeitório, problema que persiste há muitos anos. “Nosso sentimento é de esperança, de garantir condições melhores para as crianças”, disse Francine Pupin Norder, diretora.

Outras oito escolas receberam grandes serviços de manutenção em telhados e calhas: José Antônio de Oliveira, Judith Moretti Accorsi, Oracy da Silva, Francisco Benedicto Libardi, Eliana Rodella, Enedina Lourenço Vieira e Rita de Cássia Paulucci Costa.
Já os serviços de substituição de pisos e azulejos foram realizados em quatro escolas: Maximiano Firmino Gil, Nair Libardi, Danilo Sancinetti e Rita de Cássia Paulucci Costa. Entre os destaques estão a instalação de rampa de acessibilidade no refeitório da EM Danilo Sancinetti e a regularização de área externa com recorrência de alagamentos na unidade Rita de Cássia.