Pulverização aconteceu em todo o Cemitério da Saudade na última sexta-feira
Pulverização aconteceu em todo o Cemitério da Saudade na última sexta-feira, 26/04

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou na manhã de sexta-feira, 26/04, ação de desinsetização no Cemitério da Saudade para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. A ação acontece duas vezes ao ano, sempre próximo à data do Dia das Mães (maio) e Finados (novembro), como forma de reduzir a população de insetos e, assim, diminuir a incidência de escorpiões evitando acidentes nos períodos de maior visitação aos cemitérios.

Conforme explica André Rossetto, coordenador técnico operacional da HelpInsect – empresa contratada pela Prefeitura para realização deste serviço –, a ação é feita sempre seguindo os critérios do CCZ. “O Centro de Zoonoses solicita este serviço já que a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas. Estes peçonhentos quando saem do esgoto ou de dentro de um jazigo, por exemplo, acabam ficando nas paredes e, desta forma, podem causar acidentes perigosos”, apontou.

Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), explica que os cemitérios são ambientes onde os escorpiões não têm predador, ou seja, se tornam topo da cadeia alimentar. “Por isso precisamos eliminar o máximo possível de insetos, principalmente baratas, que são os alimentos favoritos dos escorpiões. A estratégia de fazer a aplicação desta desinsetização próximo a época de grande movimentação de pessoas é importante pois, com a redução de alimentos, os escorpiões que não morrem pelo produto aplicado, vão procurar alimentos em locais mais distantes, evitando o contato com os visitantes do cemitério”, disse Tom ao lembrar que a efetividade do produto utilizado é de aproximadamente de cinco a seis meses, justificando a aplicação apenas duas vezes ao ano.

Rossetto reforçou que, em paralelo às ações no cemitério, ao longo desta semana, as equipes também fazem ações de desinsetização e desratização nos esgotos no entorno do cemitério, passando por toda a região da Vila Monteiro. “É uma forma de potencializar, ampliar a segurança com a eliminação de insetos e escorpiões, além de ratos”.

O coordenador do PMCA reforçou que aliado ao trabalho de desinsetização, as equipes da Prefeitura também realizarão limpeza e remoção de possíveis criadouros do mosquito Aedes nos cemitérios. “É um lugar onde muitas pessoas ainda deixam flores com pratinhos e água parada, por exemplo. Apesar das orientações que são oferecidas nos cemitérios para evitar esta situação, as pessoas ainda não respeitam, infelizmente. Nosso trabalho é evitar que o mosquito se reproduza e traga transtornos à população”, concluiu Tom.