Teve início na manhã de hoje, 14/02, o Projeto Monitoria de Turismo 60+, criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba). Na aula inaugural, que ocorreu no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), os participantes puderam se apresentar e tomar conhecimento da abrangência do serviço turístico.

Projeto Monitoria de Turismo 60+ visa capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores de turismo

“Percebi que meu conhecimento sobre o turismo, no meu mundinho, era muito pequeno, porque já nesta primeira aula vi que é uma área muito mais ampla. Esse projeto abre a mente para outros conhecimentos e, além disso, as pessoas que estão participando são muito agradáveis”, falou a piracicabana Jussara Silva Ferraz, 61, que é trabalhadora autônoma. E continuou. “Quando eu fiquei sabendo deste projeto, achei tão interessante e contei para as minhas duas irmãs, de 70 e 75 anos, e elas também gostaram. Agora, estamos nós três aprendendo juntas. Eu nunca havia pesando em trabalhar nesta área, porque atualmente sou artesã, mas já vejo que posso ter outras possibilidades”, avaliou.

Quem também aprovou a ideia foi o aposentado José Orlando de Almeida, 61. Ele já é guia de turismo profissional, formado em 1995 pelo Senac, e contou ver no projeto Monitoria de Turismo 60+ a oportunidade de manter a mente ativa, fazer novas amizades e obter renda. “Um tempo que poderia ser de ócio estou transformando em negócio. E nada melhor que o turismo, que abrange o lazer, o entretenimento e a cultura, para ser rentável. Nesta primeira aula, vi que temos um grupo com perfis diferentes, experiências diferentes, que já conheceram outros países e, portanto, acredito que isso pode facilitar para trocarmos ‘figurinhas’ e montarmos um álbum especial de vivências”, comentou.

Aulas do Projeto Monitoria de Turismo 60+ acontecem no anfiteatro da Smads

As aulas do Projeto Monitoria de Turismo 60+ são totalmente gratuitas e vão até março, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. As inscrições já foram encerradas. Entre os temas abordados estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais e experiência de atendimento personalizado e humanizado. Todos os participantes com frequência mínima de 75% nos encontros e nota mínima 5 na avaliação terão direito ao certificado de conclusão.

Aula inaugural do Projeto Monitoria de Turismo 60+ aconteceu na manhã desta terça-feira

“Estamos muito felizes em colocar em prática este projeto e perceber que o público inscrito também está gostando. Nosso objetivo é movimentar cada vez mais o trade turístico e por isso estamos qualificando pessoas, para que os turistas se sintam bem recebidos no nosso município, voltem a nos visitar e compartilhem com mais pessoas sobre a experiência na cidade. Isso tudo contribui para o desenvolvimento de Piracicaba, gerando renda e fazendo a economia girar”, disse a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Mais informações sobre o Projeto Monitoria de Turismo 60+ podem ser obtidas no site semdettur.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-1174.