Piracicaba Colorida, da Pichação ao Grafite é o tema da ação comunitária que acontece no sábado, dia 17/09, das 9h às 16h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), unidade Vila Sônia, localizado na rua São Pedro, 152, Parque Piracicaba. O evento aberto à população é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Casa do Hip Hop, com apoio da Tupi Transportes e Serget.

O objetivo da ação é promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade. “Queremos, a partir desse movimento, incentivar o senso de pertencimento da comunidade”, explica a coordenadora do Cras Vila Sônia, Noemi Lopes.

A população poderá prestigiar atividades que envolvem grafite, com artistas da cidade, recreação, apresentação cultural do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) unidade Parque Orlanda, contação de histórias, distribuição de livros e roda de conversa com a Patrulha Maria da Penha, além dos serviços de saúde (antropometria – verificação de peso, altura e cálculo de ICM (Índice de Massa Corpórea), aferição da pressão arterial e orientações sobre hábitos saudáveis), divulgação dos serviços da Smads (Cras, Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Gerações e Equipe Volante), distribuição de material educativo sobre coleta seletiva e descarte de materiais, pipoca e algodão-doce.

Para a secretária da Pasta, Euclidia Fioravante, a ação visa o envolvimento da comunidade com os serviços prestados a ela. “Acredito que essas ações fazem parte do atendimento integral às famílias no território, uma vez que são voltadas a impulsionar as relações, fazendo com que as famílias participem e fortaleçam os vínculos comunitários e familiares”, explica.

A ação conta com apoio das secretarias municipais da Educação (SME), Saúde (SMS), Ação Cultural (Semac), Meio Ambiente (Sedema) e Guarda Civil Municipal.