A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), está com edital de chamamento público aberto para interessados na exploração, prevendo instalação, manutenção e operação de serviço de utilidade pública de sistema de compartilhamento de bicicletas e/ou equipamentos de mobilidade individual (patinetes e afins), com ou sem estação fixa, por meio de plataforma tecnológica. Para se candidatar é necessário enviar a documentação até dia 5/11 para o e-mail semuttran@piracicaba.sp.gov.br .

dois ciclistas pedalando em avenida
Avenida Renato Wagner é um dos locais sugeridos para instalação de estações de compartilhamento de bicicletas

O edital completo com os requisitos técnicos e operacionais do serviço está disponível para consulta no site piracicaba.sp.gov.br. A relação dos interessados será apresentada em sessão pública, após o término do prazo de apresentação da documentação, e posteriormente será publicada no Diário Oficial de Piracicaba.

Segundo a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, Piracicaba já possui aproximadamente 27km de ciclovias e ciclofaixas e com este chamamento público para o serviço de compartilhamento de bicicletas planeja expandir a malha cicloviária do município seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Mobilidade, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012).

“Estamos cada vez mais investindo na expansão da malha cicloviária da cidade. Realizamos estudos constantemente, analisamos o funcionamento deste tipo de serviço em cidades como São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) e pesquisamos o quanto este sistema de compartilhamento de bicicletas e outros equipamentos de mobilidade individual podem ser benéficos à população e à cidade”, comentou Jane, citando alguns benefícios, como redução de congestionamentos e melhoria da qualidade do ar, fornecimento de serviços complementares ao transporte público e geração de investimentos na economia local.

A exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual será realizada por meio de plataforma tecnológica gerida pela credenciada. Entre os diversos locais sugeridos pela Prefeitura para implantação das possíveis estações de bike estão Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Centro Cívico, largo dos Pescadores, avenida Renato Wagner, avenida Cruzeiro do Sul, Praça do Parafuso, Estação da Paulista, Lagoa do Santa Rita e Terminal Central de Integração.

árvores encobrindo avenida
Avenida Cruzeiro do Sul é outro local para possível instalação de estação de compartilhamento de bikes

“Esse serviço de compartilhamento de bicicletas possibilita o uso desse veículo de transporte sem a necessidade de investimento na sua compra, inserindo novos usuários no hábito de pedalar, incentivando o turismo, promovendo o exercício físico e se colocando como uma alternativa de lazer para a população, sendo fundamental para uma mobilidade urbana sustentável, podendo-se dizer o mesmo sobre outros equipamentos de mobilidade individual ativa ou baseados em energia limpa”, disse Jane.

Conforme o edital, a Prefeitura poderá firmar os Termos de Credenciamento e de Permissão de Uso com a empresa fornecedora do serviço pelo prazo de 12 meses, possibilitando a renovação pelo mesmo período, limitado à vigência máxima de até três anos (36 meses). O serviço será pago pelo usuário, já que o município apenas autoriza o compartilhamento e fiscaliza exigindo que promovam o serviço de forma segura.

“Nosso intuito é tornar o trânsito cada vez mais inclusivo e, claro, pensando na segurança de todos, independente do modal utilizado para se locomover na cidade”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.