A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), libera na noite de hoje, quarta-feira, 13/03, o tráfego na avenida Conde do Pinhal, após a conclusão dos serviços de aplicação do pavimento de concreto e de sinalização. O Executivo também já liberou nas últimas semanas o tráfego na avenida Limeira e na avenida 1º de Agosto, no sentido Piracicaba – São Pedro, após a aplicação do pavimento de concreto no primeiro trecho da via, de 400 metros. Agora, o serviço de pavimentação continua na 1º de Agosto, no mesmo sentido, no trecho entre o posto de combustíveis Rezendão até a passarela de pedestre (Arcelormittal). Diante disso, nesse trecho apenas uma faixa está liberada para tráfego.

imagem de rua
Avenida Conde do Pinhal recebeu pavimento de concreto e sinalização

As avenidas Conde do Pinhal, Limeira e 1º de Agosto integram a lista de 32 pontos do município a receberem pavimentação de concreto, que é mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra faz parte de pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

Antes da aplicação do pavimento de concreto, são realizados serviços de rede de drenagem de águas pluviais, que incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo; e, na sequência, terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples), ou seja, fresagem e reciclagem, conforme a necessidade.

imagem de rua
Avenida Conde do Pinhal é um dos 32 pontos do município a receberem pavimentação de concreto

ALTERNATIVAS – Atualmente, com a continuidade dos trabalhos na avenida 1º de Agosto e, por isso, apenas uma faixa para tráfego, a orientação é para que os motoristas busquem rotas alternativas. Para evitar congestionamentos, especialmente em horários de pico, a Semuttran sugere que os motoristas com destino a Santa Terezinha e Distrito Industrial Uninorte considerem rotas alternativas que podem ser acessadas pela avenida Centenário ou avenida Renato Wagner, avenida Armando Dedini (Shopping Center Piracicaba), avenida Limeira, avenida Monsenhor Martinho Salgot e rodovia Geraldo de Barros (SP 304). Outra opção é a avenida Doutor Paulo de Moraes, avenida Jaime Pereira, Ponte Romeu Pinassi (Ponte do Caixão), avenida Cristóvão Colombo e rodovia Geraldo de Barros (SP 304).

PONTO DE ÔNIBUS – O ponto de ônibus localizado na avenida 1º de Agosto, próximo ao posto Rezendão, fica temporariamente desativado devido às obras na via. Diante disso, a orientação da Semuttran é para que os usuários do transporte público se desloquem aos pontos mais próximos, sendo que um está situado logo após a passarela da avenida 1º de Agosto e outro encontra-se nas proximidades da empresa Tools. “Essa situação será pelos próximos 20 dias e a Semuttran está avaliando a implantação de um ponto intermediário”, disse a titular da Semuttan, Jane Franco Oliveira. E acrescentou. “Os agentes de trânsito estarão reforçando a operação no trecho para melhorar a fluidez e diminuir congestionamentos, lembrando que há rotas alternativas para acesso à região norte do município”.

MAIS – A rua Benedito de Andrade, no Unileste, está na fase de aplicação de pavimento em concreto, enquanto que a rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento, tem a aplicação de concreto prevista para iniciar nos próximos dias, pois atualmente o Semae (Serviço Municipal de Água de Esgoto) realiza no local obra de remanejamento da rede de abastecimento de 50mm de diâmetro para a faixa da calçada.