Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura lança projeto Zela Pira; Portelinha e Tatuapé serão os primeiros locais atendidos

Objetivo é agilizar e intensificar os serviços de manutenção e zeladoria no município

Por CCS / Publicado em 27/01/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem aérea mostra um bairro com casas de telhados vermelhos e paredes claras, entrecortado por ruas e uma área verde densa. A vegetação, que parece ser uma mata ou um parque linear, ocupa uma parte significativa da cena, com árvores altas e arbustos. As casas são construídas em lotes de tamanhos variados, com algumas apresentando quintais e outras mais compactas. O asfalto das ruas contrasta com o verde da vegetação e os telhados das casas, criando um padrão geométrico na paisagem urbana. Há alguns carros visíveis nas ruas, indicando a presença de atividade e movimento no local. Em algumas áreas, é possível notar acúmulo de lixo ou entulho, sugerindo a necessidade de limpeza e manutenção.
Nesta primeira etapa, as regiões da Portelinha e do bairro Tatuapé serão os locais a receber as ações

Com o objetivo de agilizar e intensificar os serviços de manutenção no município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, vai iniciar na quinta-feira, 29/01, o projeto Zela Pira, iniciativa voltada à zeladoria urbana e à melhoria dos espaços públicos da cidade.

Nesta primeira etapa, as regiões da Portelinha e do bairro Tatuapé serão os locais a receber as ações, que envolvem um conjunto integrado de serviços para garantir mais organização, segurança e qualidade de vida à população. Os serviços se concentrarão nos entornos do córrego do Enxofre e adjacências.

O planejamento das ações foi definido em reunião realizada ontem, 26/01, no anfiteatro da Pasta, com a participação das equipes técnicas responsáveis pela execução das ações previstas no projeto. “Serão realizados serviços de manutenção de parques e limpeza urbana, com roçada e corte de mato, além de poda de árvores e catacacareco, contribuindo para a eliminação de focos de descarte irregular”, explicou o secretário-executivo de Obras, Paulo Ferreira.

A imagem mostra uma sala de aula ou auditório onde um homem está apresentando um mapa em uma tela grande. Ele está em pé na frente da tela, apontando para um ponto específico no mapa. Há uma mulher sentada em uma mesa à esquerda, olhando para um computador. Uma audiência está sentada em cadeiras vermelhas dispostas em fileiras, observando a apresentação. A sala é iluminada por luzes no teto e há ventiladores de parede. A arquitetura da sala sugere um ambiente educacional ou de conferência.
O planejamento das ações foi definido em reunião realizada ontem, com a participação das equipes técnicas responsáveis pela execução das ações previstas no projeto

A iluminação pública também vai receber melhorias, com manutenção e substituição de pontos danificados, reforçando a segurança de pedestres e motoristas, especialmente no período noturno.

Outras ações que podem ser necessárias incluem tapa-buraco e limpeza de bueiros, serviços fundamentais para a conservação das vias e para a prevenção de alagamentos, especialmente em períodos de chuva.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.