Está no ar, a partir desta quinta-feira, 27/07, o novo Portal da Prefeitura. Com uma nova identidade visual, o site foi desenhado com a premissa básica de facilitar o acesso do cidadão aos serviços e informações da Prefeitura. A estrutura do portal está dividida em três importantes eixos – cidadão, empresa e turista -, e em cada um deles será possível acessar os serviços pertinentes de forma intuitiva.

Novo site foi desenvolvido pelas áreas de CI e Comunicação da Prefeitura: objetivo é facilitar a oferta de serviços ao cidadão “O cidadão sabe o serviço que ele precisa, mas nem sempre sabe como este serviço está classificado na estrutura funcional da Prefeitura, e a nós, coube a tarefa de deixar isso fácil e ágil, com apenas alguns cliques. A Prefeitura está passando por uma transformação digital. Nos próximos dias o programa Prefeitura Sem Papel será uma realidade, e o portal terá função fundamental, sendo a porta de entrada para o contribuinte”, explica Tássia Espego, diretora do Centro de Comunicação Social, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, junto com o Centro de Informática. Além deste espaço dedicado aos serviços e políticas públicas disponíveis para a população, o novo Portal traz algumas novidades, como por exemplo o Calendário de Eventos, no qual será possível solicitar a inserção de eventos que acontecem no município. Antes de ser inserido e integrar o calendário anual, o evento passará por análise e aprovação de uma comissão. Outra melhoria vem com o sistema de busca eficiente. “Se a pessoa digitar na busca do portal a palavra IPTU, ela será direcionada para uma página com todos os posts existentes no site que mencionem esta palavra, além de que em todos eles há o caminho para que se saiba onde no mapa do site aquela informação está inserida”, explica Bruno Santos, diretor do Centro de Informática. Outra funcionalidade importante presente no novo site é a acessibilidade. O portal é otimizado para melhorar a experiência de navegação das pessoas com deficiência e demais pessoas com alguma limitação no uso da internet. As pessoas surdas, por exemplo, conseguem ter acesso ao conteúdo escrito, transcrito em libras.

PRATA DA CASA – O novo projeto foi inteiramente desenvolvido por servidores públicos, dentro da própria estrutura do Centro de Informática e Centro de Comunicação Social, além de contar com a colaboração de funcionários de todas as secretarias para inserção das informações. “Nós priorizamos este desenvolvimento doméstico porque acreditamos que esta diretriz colabore efetivamente para a continuidade da política pública, cimentando o novo portal como política de Estado”, complementa Santos.