Prefeitura inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Proteção inédita na saúde pública, que garante anticorpos essenciais para bebês nos primeiros meses de vida, está disponível em todas as unidades da Atenção Básica
A notícia se espalhou rapidamente pelos grupos de gestantes, redes sociais e telefonemas: a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) já está disponível em todas as unidades de Atenção Básica de Piracicaba. E as futuras mães não perderam tempo. Muitas procuraram as salas de vacinação já nesta quarta-feira (10/12) para garantir a proteção extra aos bebês.
Só na UBS Centro, 12 gestantes foram vacinadas até as 14h30. “Muitas estão vindo em busca da vacina e outras ligam pedindo informações”, conta a enfermeira Isabela Nogueira.
A vacina — inédita na saúde pública — é destinada a gestantes a partir de 28 semanas, aplicada em dose única por gestação, conforme o Programa Nacional de Imunizações. Piracicaba tem estimadas 4.817 gestantes, e a meta é vacinar ao menos 80% delas.
Com 33 semanas da primeira gestação, Larissa Faccioli foi à UBS Centro garantir proteção para a filha Luísa, prevista para nascer em 25/01. “Estava ansiosa para tomar a vacina e proteger a vida da minha filha”, afirmou.

Também em sua primeira gestação, Maria Gleysiane Pereira buscou a imunização na UBS onde realiza o pré-natal. “Procurei me informar sobre os riscos para o bebê, e a vacina é uma proteção importante”, disse a mãe de Matheus, que deve nascer em 1º de fevereiro.

Deisiane Costa, grávida de Luna, sua terceira filha, que deve nascer no dia 27/01, também garantiu sua dose. “As meninas da unidade me avisaram que a vacina chegou”, contou.
A vacinação durante a gestação estimula a produção de anticorpos que são transferidos ao bebê ainda no útero, protegendo contra quadros graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros seis meses — período de maior vulnerabilidade.
O VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês. Em 2024, o Estado registrou 6.219 casos de SRAG por VSR. Em Piracicaba, foram 152 casos entre 01/01 e 25/11, sendo 110 em crianças menores de um ano.
Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento com foto e registro do pré-natal. O imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que outras vacinas recomendadas na gestação, como influenza, Covid-19 e dTpa.
As salas de vacina funcionam nas UBSs e USFs (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta, das 8h às 15h, e na UBS Centro, também no horário estendido das 17h às 20h.
