A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, 14/03, os primeiros serviços para recapeamento asfáltico na rua João Graner, no bairro Algodoal. Os serviços integram o segundo lote de um total de quatro, do pacote de recape que vai beneficiar 258 km de vias do município. Por conta da obra, a via está interditada no trecho da rua Emílio Bertozzi até a via de acesso à avenida Cristóvão Colombo – esta última pode ser utilizada como rota alternativa.

maquina em pavimento novo
Recape na João Graner será feito em toda sua extensão, mas por etapas, para não prejudicar o trânsito

No momento, a equipe executa fresagem neste trecho, que consiste na retirada do asfalto existente, para posterior aplicação do novo pavimento. O recape na rua João Graner será feito em toda sua extensão, mas por etapas, para não prejudicar o trânsito.

MAIS OBRAS – Os serviços de recapeamento asfáltico seguem também no bairro Jupiá. Na rua dos Mandis (da rua Adolfo Rodrigues até a avenida dos Peixes), estão executando adequações no sistema de drenagem. Além desta via, as obras foram iniciadas nas ruas das Piracanjubas (da rua dos Lambaris até a rua dos Dourados), e na dos Dourados (da rua das Piracanjubas até avenida Jaime Pereira).

No bairro Ondas, as obras de recape se concentram na avenida das Ondas, que será atendida da rua Antonio Pinto Coelho até a avenida Manoel Belotto. No momento é feita a retirada de borrachudos para posterior recape.

Já no Castelinho, os serviços de recapeamento asfáltico tiveram início na avenida Abel Francisco Pereira, no trecho compreendido da avenida Madre Maria Teodora até a avenida Jaime Pereira. O trecho vai receber todos os serviços de drenagem necessários, fresagem e recape total da via.

A escolha dos locais do pacote de recape objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos.

rua com novo pavimento
Prefeitura iniciou os serviços de recape na rua João Graner, no bairro Algodoal

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.